A PRÁXIS PEDAGÓGICA DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI NAS UNIVERSIDADES POPULARES GONZÁLEZ PRADA: FONTE PARA A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA.
Palavras-chave:
Educação Popular. José Carlos Mariátegui. América LatinaResumo
Este artigo objetiva apresentar e discutir a práxis pedagógica de José Carlos Mariátegui (1894-1930) como uma das fontes da educação popular latino-americana. Metodologicamente o estudo caracterizou-se como um trabalho qualitativo desenvolvido por meio de técnicas das pesquisas bibliográfica e documental, valendo-se de fontes diretas e indiretas em torno às obras completas do intelectual peruano. O estudo evidenciou a práxis pedagógica de Mariátegui como uma das fontes da educação popular latino-americana por meio de suas ações educativas nas Universidades Populares González Prada. Constatou-se que a pedagogia mariateguiana pode ser uma fonte para a classe popular, na perspectiva de uma educação para a conscientização política, social e revolucionária. A educação popular de Mariátegui apontou um potente processo formativo, o qual é baseado na relação horizontal entre sujeitos que aprendem por meio das trocas de saberes, considerando as circunstâncias reais em que as pessoas vivem. A práxis pedagógica mariateguiana revelou a importância do projeto de educação popular integral considerando a autonomia e a formação da identidade cultural, dinamizando os espaços de encontros e autoformação coletiva voltados para a classe trabalhadora. Uma práxis pedagógica, a qual é ancorada no diálogo e na reflexão, para gerar contradições de saberes e desenvolver novos conhecimentos, potencializando a construção de espaços formativos, coletivos e de práticas libertadoras, impulsionando uma educação popular alternativa aos modelos hegemônicos, crítica do colonialismo, das lógicas eurocentradas e dos processos burocratizadores. Concluiu-se que a pedagogia popular mariateguiana contribui para o fortalecimento e a ampliação dos processos de sistematização das fontes históricas da educação popular na América Latina.
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