Mapa da Literatura e Oportunidades de Pesquisas para o Tema Gestão de Riscos de Acidentes de Trabalho na Indústria da Construção Civil | Map of Literature and Research Opportunities for the theme Management of Occupational Accident Risks in Civil Construction Industry
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.03Palavras-chave:
Gestão de Riscos, Segurança e Saúde do Trabalho, Construção civilResumo
A singularidade, uso de mão de obra de baixa qualificação, a importância de competir por baixos custos, a centralidade do foco estar no produto final em detrimento dos meios utilizados para sua consecução, tem feito da construção civil uma das atividades críticas quanto ao número e gravidade de acidentes de trabalho. Apesar das melhorias alcançadas, os índices de acidentes ainda são maiores do que das outras indústrias. Para reverter este cenário, as organizações demandam de novas abordagens para garantir o desempenho esperado. O objetivo da pesquisa é proceder ao mapeamento da literatura internacional sobre o tema Gestão de Riscos de Acidentes de Trabalho na Indústria da Construção Civil por meio da construção do Mapa da Literatura e pela identificação de oportunidades de pesquisas futuras com base na percepção dos pesquisadores. Para tanto, utilizou-se o instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). O Portfólio Bibliográfico – PB foi composto por 25 artigos. Os resultados revelaram a identificação de quatro clusters como as perspectivas ou áreas estratégicas: (i) Política de Segurança do Trabalho, (ii) Aspectos Comportamentais, (iii) Práticas de Segurança do Trabalho e (iv) Avaliação de Desempenho. Estes temas estabeleceram a temática do PB de acordo a Lei de Zipf. Para estes temas, identificou-se 18 tópicos para operacionalizá-los, além de identificar os conhecimentos já consolidados e os conhecimentos ainda por desenvolver, ou seja, as lacunas de conhecimento ou oportunidades de pesquisa.
=====================================
DOI: 10.18226/23190639.v9n2.03
Leonardo Ensslin*, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL),
Brasil. E-mail: rogerlacerda@gmail.com
Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC), Brasil. E-mail: mayaralbernardes@gmail.com
Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL),
Brasil. E-mail: anasimoesribeiro@gmail.com
Alex Gonçalves, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL),
Brasil. E-mail: stangarlin.anelise@gmail.com
Submetido: Outubro 2020
Aceito: Janeiro 2021
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.