COMPETÊNCIAS ESTADUAIS EM PESQUISA E ATIVIDADES ADICIONADORAS DE VALOR AO PRODUTO INTERNO BRUTO: A CONTRIBUIÇÃO DOS NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA | RESEARCH STATE COMPETENCES AND GROSS DOMESTIC PRODUCT ADDING VALUE ACTIVITIES: THE NUCLEUS OF EXCELLENCE CONTRIBUTION
Palavras-chave:
PRONEX, PIB, CNPq, áreas do conhecimento, eventual benefícioResumo
Dentre as várias formas em que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] opera no fomento à pesquisa, a execução de programas por meio de parcerias institucionais com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Federação tem se destacado na ampliação do volume de recursos aplicados, bem como na melhor aderência às características regionais. No rol de programas, o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência [PRONEX] permite o delineamento das competências estaduais em pesquisa ao se considerar o caráter de excelência dos projetos financiados. Diante do fato do Brasil ser um país em desenvolvimento e que seus setores produtivos - industrial, de serviços e do agronegócio - apresentam um crescimento econômico que demanda atividade inovativa para se manter - sequência invertida -, a produção e o domínio do conhecimento realizados em universidades e centros de pesquisa de cada estado deveriam estar mais conectados com as respectivas necessidades regionais. Este trabalho busca relacionar as atividades econômicas adicionadoras de valor ao Produto Interno Bruto [PIB] de cada estado com as competências de pesquisa instaladas na região, segundo o recorte do PRONEX, sugerindo um índice que quantifica os eventuais benefícios auferidos pelo setor produtivo oriundos da pesquisa acadêmica, os quais auxiliam empresas e negócios na geração de inovações tecnológicas. Tal índice poderia ser utilizado para o melhor direcionamento das políticas públicas de fomento à pesquisa e inovação.
=========================
DOI: 10.18226/23190639.v8n2.07
Cimei Borges Teixeira*, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.
E-mail: cimei.teixeira@gmail.com
Gilberto Ferreira de Souza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.
E-mail: gilberto.souza@cnpq.br
Ederson Mantoan Zoratto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.
E-mail: ederson.zoratto@cnpq.br
Jorge Alexandre Carvalho da Silva, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.
E-mail: jorge.silva@cnpq.br
Cassiano D'Almeida, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.
E-mail: cassiano@cnpq.br
Leila de Morais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.
E-mail: leila.morais@cnpq.br
Submetido: Fevereiro 2020
Aceito: Junho 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.