COMPETÊNCIAS ESTADUAIS EM PESQUISA E ATIVIDADES ADICIONADORAS DE VALOR AO PRODUTO INTERNO BRUTO: A CONTRIBUIÇÃO DOS NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA | RESEARCH STATE COMPETENCES AND GROSS DOMESTIC PRODUCT ADDING VALUE ACTIVITIES: THE NUCLEUS OF EXCELLENCE CONTRIBUTION

Autores

Palavras-chave:

PRONEX, PIB, CNPq, áreas do conhecimento, eventual benefício

Resumo

Dentre as várias formas em que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] opera no fomento à pesquisa, a execução de programas por meio de parcerias institucionais com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Federação tem se destacado na ampliação do volume de recursos aplicados, bem como na melhor aderência às características regionais. No rol de programas, o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência [PRONEX] permite o delineamento das competências estaduais em pesquisa ao se considerar o caráter de excelência dos projetos financiados. Diante do fato do Brasil ser um país em desenvolvimento e que seus setores produtivos - industrial, de serviços e do agronegócio - apresentam um crescimento econômico que demanda atividade inovativa para se manter - sequência invertida -, a produção e o domínio do conhecimento realizados em universidades e centros de pesquisa de cada estado deveriam estar mais conectados com as respectivas necessidades regionais. Este trabalho busca relacionar as atividades econômicas adicionadoras de valor ao Produto Interno Bruto [PIB] de cada estado com as competências de pesquisa instaladas na região, segundo o recorte do PRONEX, sugerindo um índice que quantifica os eventuais benefícios auferidos pelo setor produtivo oriundos da pesquisa acadêmica, os quais auxiliam empresas e negócios na geração de inovações tecnológicas. Tal índice poderia ser utilizado para o melhor direcionamento das políticas públicas de fomento à pesquisa e inovação.

=========================

DOI: 10.18226/23190639.v8n2.07

 

 

Cimei Borges Teixeira*, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.

E-mail: cimei.teixeira@gmail.com

 

Gilberto Ferreira de Souza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.

E-mail: gilberto.souza@cnpq.br

 

Ederson Mantoan Zoratto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.

E-mail: ederson.zoratto@cnpq.br

 

Jorge Alexandre Carvalho da Silva, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.

E-mail: jorge.silva@cnpq.br

 

Cassiano D'Almeida, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.

E-mail: cassiano@cnpq.br

 

Leila de Morais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasil.

E-mail: leila.morais@cnpq.br

 

 

 

 

 

Submetido: Fevereiro 2020

Aceito: Junho 2020

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Cimei Borges Teixeira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Doutor em Física pela Universidade de Brasília (2007), atua como Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tendo ocupado o cargo de Coordenador de Capacitação Tecnológica e Competiividade.

Gilberto Ferreira de Souza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), Mestrado em Saúde Pública (Gestão de Sistemas de Vigilância) pela Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (2011), Especialista em Ontologia da Linguagem pela Newfield Consulting/Universidade Católica (2001), Coach Ontológico Organizacional pela Newfield Consulting/Universidade Católica (2001) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1991). Analista em Ciência e Tecnologia - Sênior do CNPq e titular da Coordenação de Parcerias Estaduais do CNPq.

Ederson Mantoan Zoratto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Possui Mestrado Profissionalizante em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, da Universidade de Brasília - UnB (2002), Especialização em Gestão do Conhecimento pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2007), é bacharel graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB (1994). Servidor ativo permanente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq desde 1988, entre os anos de 1995 a 1997, na Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - DCT, exerceu a função de Secretário Executivo do Programa Aquicultura para o Ano 2000 e foi corresponsável pelos Programas Regionais e de Saúde de 1997 a 2000. Está atualmente lotado na Coordenação de Parcerias Estaduais - COPES, no âmbito da Coordenação-Geral de Cooperação Nacional - CGNAC, onde exerceu a função de Coordenador Técnica no período de abril/2010 a outubro/2017. Também exerceu o cargo de Coordenador-Geral Substituto em três oportunidades: de 08/2010 a 03/2012, de 10/2013 a 09/2014 e 12/2015 a 01/2016.

Jorge Alexandre Carvalho da Silva, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Graduado em Direito (1996). Advogado desde 1997. Especialista em Bioética (UnB - 2005) Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB - 2015). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Foi Coordenador de Assuntos Fundiários da Procuradoria Geral da Fundação Nacional do Índio - FUNAI (1997-1999). Desde 2003 é Analista em Ciência & Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Analista em C&T responsável pela Gestão Técnica do Fundo Setorial de Recursos Hídricos no âmbito do CNPq (2003-2006). Foi Coordenador do Programa de Pesquisas Oceanográficas e Impactos Ambientais - COIAM (2006-2012) e Representante do CNPq nos Conselhos de Gestão do Patrimônio Genético e Nacional de Recursos Hídricos, ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente - MMA (2007-2012). Desde abril de 2017 exerce suas atividades junto à Coordenação de Parcerias Estaduais, vinculada à Coordenação Geral de Cooperação Nacional do CNPq.

Cassiano D'Almeida, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Mestre em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (1997), atua como Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tendo ocupado os cargos de Coordenador de Cooperação Multilateral e de Coordenador de Ações Internacionais do Programa Ciência sem Fronteiras. Atualmente, atua como Coordenador de Parcerias Estaduais - Substituto. Entre 2014 e 2015, durante período de licença do serviço público, atuou como Diretor Regional do Consórcio CALDO de universidades canadenses no Brasil.

Leila de Morais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Mestra em Desenvolvimento Sustentável, pelo CDS-UnB (2009), bacharel em Direito pelo IESB (2006) e em Administração pela Universidade Católica de Brasília (1998), com especialização em Gestão de Ciência e Tecnologia, pelo CNPq (2003) e em Direito pelo Uniceub (2017). Servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atua há 19 anos na área de política de CT&I, tendo participado da construção do Plano de Ação em CT&I 2007-2010, bem como da consolidação do núcleo de acompanhamento e avaliação desse Plano e das políticas e dos programas dele decorrentes, tendo desempenhado funções de assessora e de Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva do MCTI. Atuou como assessora especial da Casa Civil da Presidência da República, na análise e no acompanhamento de agendas de CT&I, saúde e educação. Trabalhou na Agência Espacial Brasileira (AEB), como Chefe de Gabinete, onde coordenou a elaboração da proposta do novo modelo de governança do Programa Espacial Brasileiro, bem como agendas relativas à binacional Alcântara Cyclone Space, representando a AEB no Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) e em fóruns como United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA. Está como Coordenadora-Geral de Cooperação Nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável pela coordenação da gestão de programas estratégicos como Programa Institutos Nacionais de C&T (INCT), Programa Núcleos de Excelência (PRONEX), Programa Núcleos Emergentes (PRONEM), Programa Primeiros Projetos (PPP), Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR) Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC e PIBIT), Programa de bolsas de mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Teixeira, C. B., Souza, G. F. de, Zoratto, E. M., Silva, J. A. C. da, D’Almeida, C., & Morais, L. de. (2020). COMPETÊNCIAS ESTADUAIS EM PESQUISA E ATIVIDADES ADICIONADORAS DE VALOR AO PRODUTO INTERNO BRUTO: A CONTRIBUIÇÃO DOS NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA | RESEARCH STATE COMPETENCES AND GROSS DOMESTIC PRODUCT ADDING VALUE ACTIVITIES: THE NUCLEUS OF EXCELLENCE CONTRIBUTION. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 8(2), 144–166. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/8193

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.