VELOCIDADE DA EXPANSÃO INTERNACIONAL: O PAPEL DA FOLGA ORGANIZACIONAL | SPEED OF INTERNATIONALIZATION: THE ROLE OF ORGANIZATIONAL SLACK
Palavras-chave:
internacionalização, folga organizacional, desempenho,Resumo
Este estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre folga organizacional e velocidade de internacionalização, bem como o efeito moderador da folga organizacional na relação entre velocidade de internacionalização e desempenho das empresas abertas brasileiras. Para isso, foram coletados dados secundários, provenientes da base de dados Economatica, no que diz respeito às medidas para folga organizacional, desempenho e características das firmas. Os dados relacionados à velocidade de internacionalização foram obtidos a partir dos relatórios disponibilizados pela Fundação Dom Cabral. A amostra contemplou todas as empresas brasileiras de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores do Brasil, exceto às financeiras por conta de suas especificidades contábeis. O horizonte temporal da amostra compreendeu o período entre 2007 a 2016. Os dados coletados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e aplicação de modelos de regressão linear com dados em painel. Dentre os resultados, observou-se que as folgas organizacionais apresentam diferentes efeitos na velocidade de internacionalização, bem como na relação entre velocidade de internacionalização e desempenho, conforme o tipo de folga considerada.
Palavras-chave: internacionalização, folga organizacional, desempenho.
DOI: 10.18226/23190639.v7n3.06
Dermeval Martins Borges Junior*, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Brasil.
E-mail: dermevaljr14@ufu.br
Submetido: Maio 2019
Aceito: Outubro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.