INOVAÇÃO E PATENTES: ANÁLISE LONGITUDINAL DOS INDICADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS | INNOVATION AND PATENTS: LONGITUDINAL ANALYSIS OF THE MINAS GERAIS´S INDICATORS
Palavras-chave:
Geração de Patentes, Inovações, Inovatividade, Minas Gerais.Resumo
A busca por inovação e sustentabilidade da competitividade é constante no cenário empresarial. Neste contexto, quais são os indicadores de inovação relacionados à geração de patentes? Este estudo de natureza descritiva objetivou compreender o movimento de geração de patentes do terceiro maior estado economicamente do Brasil: Minas Gerais. A partir de pesquisa documental e tecnométrica, descrever as patentes geradas no estado brasileiro utilizando os registros de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no período de 2010 a 2016, e informações de revistas especializadas de ampla circulação com foco empresarial (Pequenas empresas Grandes Negócios, Você S/A, Revista Info e Revista Exame). Os resultados da presente pesquisa indicaram as patentes depositadas e concedidas em Minas Gerais. A partir da análise do número de patentes gerada pode-se indicar que as políticas de proteção intelectual e fomento a inovação ainda são incipientes, no período analisado, indicaram avanços. O estudo também mostrou que o tempo de espera pela concessão de patentes ainda pode ser considerado fator limitador para inventores e pesquisadores, pois as patentes concedidas demoraram em média 3 anos e as depositadas aguardando concessão, em alguns casos, somam-se 5 anos de espera. Apesar de se tratar de estudo em período específico, não esgota o tema e pode-se sugerir novos estudos comparativos são necessários para analisar a evolução das políticas de inovação do Brasil e compará-los com outros países com mesma possibilidade de investimento.
-----
DOI: 10.18226/23190639.v6n3.03
Jefferson Lopes La Falce*, Universidade Fumec (FUMEC). Brasil.
E-mail: jefferson.la.falce@gmail.com
Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade Fumec (FUMEC). Brasil.
E-mail: cristiana.muylder@fumec.br
Leandro Oliveira Figueiredo da Silva, Universidade Fumec (FUMEC). Brasil.
E-mail: leandro.mkt@gmail.com
Larissa Pereira Mourão, Universidade Fumec (FUMEC). Brasil.
E-mail: larissamourao@live.com
Submetido: Fevereiro 2018
Aceito: Agosto 2018
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.