MAPEAMENTO DOS REGISTROS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (PATENTES) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | INTELLECTUAL PROPERTY (PATENT) PICTURE OF FEDERAL UNIVERSITY OF RIO GRANDE DO SUL - BRAZIL
Palavras-chave:
Patentes universitárias, Classificação Internacional de Patentes, Ciência e tecnologia.Resumo
O objetivo deste artigo foi evidenciar as especialidades tecnológicas nas quais a Universidade Federal do Rio Grande do Sul mais apresenta pedidos de invenções (patentes) e, consequentemente, as suas áreas de atuação em termos de desenvolvimento tecnológico. Para tanto, foram extraídas, de uma base de dados de propriedade intelectual, as 344 patentes publicadas até maio de 2016. Estas patentes foram organizadas em segmentos tecnológicos, baseados na International Patent Classification (IPC), sobre os quais aplicou-se cálculos percentuais e análises da estatística descritiva. Os resultados apontam que as pesquisas na área de fármacos são as que possuem mais registros de patentes. Além disso, a área de química se relaciona com todas as dez maiores áreas identificadas em termos de patentes solicitadas. Por fim, evidenciou-se que as patentes da referida universidade estão focadas em áreas específicas e especializadas com potencial para desenvolver produtos como medicamentos, tratamentos terapêuticos, bebidas, vacinas e inseticidas. O artigo desenvolveu uma metodologia de organização das patentes, útil para subsidiar estratégias de transferência tecnológica e que pode ser aplicada em qualquer instituição de ciência e tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.