“SE VÊ O BÁSICO DO BÁSICO, QUANDO A TURMA RENDE”: CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR | “IF YOU SEE THE BASIC OF THE BASICS, WHEN THE SCHOOL DOES RENDER: FINANCIAL EDUCATION SCENARIO IN THE SCHOOL DAILY
Palavras-chave:
Educação Financeira, Finanças, EscolaResumo
O artigo tem o objetivo de analisar a importância da educação financeira aplicada para os alunos de ensino fundamental e médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Machado Coelho, situada no munícipio de Triunfo, RS, Brasil. A educação financeira é um tema que ainda é pouco abordado no ambiente escolar e devido a carência de conhecimento, se cria uma sociedade consumista e impulsiva. O método utilizado durante a pesquisa foi o qualitativo, por meio de um estudo de caso. Nas análises realizadas, percebeu-se que normalmente a educação financeira é vinculada a disciplina de matemática e não como matéria isolada. Concluiu-se, ao final dos resultados, que a educação financeira é um tema de relevância para o aluno de ensino fundamental e médio, sendo essencial na formação de um cidadão consciente. O estudante pode consolidar seus conhecimentos financeiros no ambiente escolar e ao chegar na vida adulta, poderá ter um pensamento mais crítico e analítico. Além disso, poderá ser capaz de identificar com mais facilidade as armadilhas existentes no mercado financeiro e tomar as decisões financeiras mais adequadas e precisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.