“SE VÊ O BÁSICO DO BÁSICO, QUANDO A TURMA RENDE”: CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR | “IF YOU SEE THE BASIC OF THE BASICS, WHEN THE SCHOOL DOES RENDER: FINANCIAL EDUCATION SCENARIO IN THE SCHOOL DAILY
Keywords:
Educação Financeira, Finanças, EscolaAbstract
O artigo tem o objetivo de analisar a importância da educação financeira aplicada para os alunos de ensino fundamental e médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Machado Coelho, situada no munícipio de Triunfo, RS, Brasil. A educação financeira é um tema que ainda é pouco abordado no ambiente escolar e devido a carência de conhecimento, se cria uma sociedade consumista e impulsiva. O método utilizado durante a pesquisa foi o qualitativo, por meio de um estudo de caso. Nas análises realizadas, percebeu-se que normalmente a educação financeira é vinculada a disciplina de matemática e não como matéria isolada. Concluiu-se, ao final dos resultados, que a educação financeira é um tema de relevância para o aluno de ensino fundamental e médio, sendo essencial na formação de um cidadão consciente. O estudante pode consolidar seus conhecimentos financeiros no ambiente escolar e ao chegar na vida adulta, poderá ter um pensamento mais crítico e analítico. Além disso, poderá ser capaz de identificar com mais facilidade as armadilhas existentes no mercado financeiro e tomar as decisões financeiras mais adequadas e precisas.
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