A INOVAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA | INNOVATION AS A COMPETITIVE ADVANTAGE: CASE STUDY IN A SMALL BUSINESS
Palavras-chave:
Inovação de Produtos, Inovação de Processos, Vantagem Competitiva, Abordagem Analítica.Resumo
O mercado mundial vive uma época marcada pela rapidez de informações e forte competitividade entre as empresas e mesmo entre países ou regiões. Os quais se veem obrigados a se adaptar rapidamente à situação apresentada. Diante disto surge o seguinte questionamento: Inovações geram vantagem competitiva em uma pequena empresa? Para responder esta questão de pesquisa, tem-se por objetivo identificar a importância das inovações no desempenho econômico e social de uma pequena empresa do ramo metalúrgico e de vidraçaria. Normalmente distingue-se inovação de produto e inovação de processo, porém na maioria das vezes estas inovações ocorrem concomitantemente, uma necessitando da outra. A vantagem competitiva das empresas está atrelada ao elo entre a rotina e a inovação, portanto, não está mais relacionada a tamanho ou volume de patrimônio. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método um estudo de caso único. Quanto à técnica de pesquisa, utilizou-se entrevista com análise de conteúdo. Como conclusão destaca-se que apesar de barreiras como falta de mão de obra qualificada, recursos escassos e espaço físico limitado, a empresa apresenta perfil inovador e respondendo ao problema de pesquisa, a empresa reconhece a inovação como causadora de vantagem competitiva, a qual traz vários benefícios, como fidelidade de clientes e lucratividade, o que consequentemente associado a outros fatores, gera crescimento econômico e social da empresa.
DOI: 10.18226/23190639.v5n1.01
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