A INOVAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA | INNOVATION AS A COMPETITIVE ADVANTAGE: CASE STUDY IN A SMALL BUSINESS

Authors

  • Elisandra Bochi Turra Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Claudio Mioranza Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sandra Maria Coltre Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Keywords:

Inovação de Produtos, Inovação de Processos, Vantagem Competitiva, Abordagem Analítica.

Abstract

O mercado mundial vive uma época marcada pela rapidez de informações e forte competitividade entre as empresas e mesmo entre países ou regiões. Os quais se veem obrigados a se adaptar rapidamente à situação apresentada. Diante disto surge o seguinte questionamento: Inovações geram vantagem competitiva em uma pequena empresa? Para responder esta questão de pesquisa, tem-se por objetivo identificar a importância das inovações no desempenho econômico e social de uma pequena empresa do ramo metalúrgico e de vidraçaria. Normalmente distingue-se inovação de produto e inovação de processo, porém na maioria das vezes estas inovações ocorrem concomitantemente, uma necessitando da outra. A vantagem competitiva das empresas está atrelada ao elo entre a rotina e a inovação, portanto, não está mais relacionada a tamanho ou volume de patrimônio. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método um estudo de caso único.  Quanto à técnica de pesquisa, utilizou-se entrevista com análise de conteúdo. Como conclusão destaca-se que apesar de barreiras como falta de mão de obra qualificada, recursos escassos e espaço físico limitado, a empresa apresenta perfil inovador e respondendo ao problema de pesquisa, a empresa reconhece a inovação como causadora de vantagem competitiva, a qual traz vários benefícios, como fidelidade de clientes e lucratividade, o que consequentemente associado a outros fatores, gera crescimento econômico e social da empresa.

 

 DOI: 10.18226/23190639.v5n1.01

Author Biographies

Elisandra Bochi Turra, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduação em Ciências Contábeis, especialização em Gestão e Auditoria de Negócios, mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor substituto Instituto Federal do Paraná - IFPR.

Claudio Mioranza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Ciências - Tecnologia Nuclear - Materiais, pelo IPEN, Universidade de São Paulo – USP. Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

Sandra Maria Coltre, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Engenharia da Produção pela UFSC, Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

Published

2017-09-01

How to Cite

Turra, E. B., Mioranza, C., & Coltre, S. M. (2017). A INOVAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA | INNOVATION AS A COMPETITIVE ADVANTAGE: CASE STUDY IN A SMALL BUSINESS. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 5(1), 1–22. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4992

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.