POSICIONAMENTO DE MARCA: ESTUDO DE CASOS EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR | BRAND POSITIONING: CASE STUDIES IN COMMUNITY INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION
Palavras-chave:
Marketing de serviços, Posicionamento de marca, Imagem de marca, Instituição de Ensino Superior,Resumo
Posicionamento de marca é projetar determinada marca na mente do público-alvo, buscando obter posição distintiva em relação aos seus concorrentes. O estudo buscou examinar como marcas de duas instituições comunitárias de ensino superior estão posicionadas no mercado, segundo a ótica de estudantes e seus gestores de marketing. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, com enfoque exploratório e na forma de estudo de casos múltiplos, com dados coletados via focus group e entrevista semi-estruturada em profundidade realizada no ambiente de trabalho dos gestores. O processo de análise dos dados envolveu a análise de conteúdo, com categorização temática. Os resultados revelaram os critérios de decisão utilizados por estudantes de graduação na seleção da instituição comunitária de ensino superior, o posicionamento das marcas/instituições percebido pelos estudantes e o posicionamento das marcas desejado pelas instituições, nos atributos qualidade de ensino versus preço e localização versus reconhecimento de mercado. Os resultados apontam, também, que há diferenças entre o posicionamento desejado pelas instituições e o posicionamento percebido pelos estudantes. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento sobre posicionamento de marcas de serviços, coletar evidências empíricas sobre critérios de decisão dos estudantes na seleção da instituição comunitária de ensino superior e confirmar algumas proposições teóricas sobre o tema.
DOI: 10.18226/23190639.v5n1.06a
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