CIBERCULTURA E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE INOVATIVO DAS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA INFORMAÇÃO E SEUS CENÁRIOS FUTUROS | CYBERCULTURE AND INNOVATION: REFLECTIONS ON THE ORGANIZATIONAL INNOVATIVE ENVIRONMENT IN THE INFORMATION AGE AND THEIR FUTURE SCENARIOS

Autores

  • Fabio Bergamo Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Francisco Lima Cruz Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Cibercultura, Interconexão, Comunidades Virtuais, Inteligência Coletiva

Resumo

A ascensão da cibercultura (cultura digital), um resultado da convergência entre a socialidade contemporânea e as tecnologias de informação e comunicação microeletrônicas digitais (TICs), baseadas no ciberespaço, como um paradigma social, econômico e cultural, vem trazendo desafios importantes para a sociedade e para as diversas áreas das organizações. A gestão da inovação também vem sendo impactada. O presente artigo visa apresentar uma discussão teórica de como as características essenciais da era da informação e da cibercultura estão impactando a gestão da inovação. Para tanto, três pontos característicos da sociedade cibercultural são apresentados, a saber: interconexão (pessoas, através das ferramentas TICs, buscam conexão umas com as outras), comunidades virtuais (agregações sociais que emergem das redes de computadores onde as pessoas formam redes de relacionamentos no ciberespaço) e inteligência coletiva (construção de conhecimento e da especialização dos membros de comunidades, através da discussão e da colaboração coletiva, coordenada em tempo real). Por fim, apresentam-se cenários e temáticas de inovação nas organizações que são resultantes da influência dos três pontos citados. São quatro cenários, a saber: Redes de Inovação, Open Innovation, os Nativos Digitais e o colaboracionismo ou Crowdsourcing. Colocam-se ainda implicações acadêmicas e gerenciais da cibercultura e destes cenários para a gestão da inovação.

DOI: 10.18226/23190639.v4n2.04

Biografia do Autor

Fabio Bergamo, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Curso de Administração
UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Núcleo de Pós-Graduação em Administração
UFBA - Universidade Federal da Bahia

Francisco Lima Cruz Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Núcleo de Pós-Graduação em Administração
UFBA - Universidade Federal da Bahia

Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva, Universidade Federal da Bahia

Núcleo de Pós-Graduação em Administração
UFBA - Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Bergamo, F., Teixeira, F. L. C., & Mac-Allister da Silva, M. de A. (2017). CIBERCULTURA E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE INOVATIVO DAS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA INFORMAÇÃO E SEUS CENÁRIOS FUTUROS | CYBERCULTURE AND INNOVATION: REFLECTIONS ON THE ORGANIZATIONAL INNOVATIVE ENVIRONMENT IN THE INFORMATION AGE AND THEIR FUTURE SCENARIOS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 4(2), 64–84. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4143

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.