GESTÃO DO CONHECIMENTO EM HOSPITAIS PÚBLICOS COM DIFERENTES MODELOS DE GESTÃO: ALGUNS FATORES EXPLICATIVOS | KNOWLEDGE MANAGEMENT IN PUBLIC HOSPITALS WITH DIFFERENT MANAGEMENT MODELS: EXPLICATIVE FACTORS
Palavras-chave:
conhecimento, gestão do conhecimento, hospitaisResumo
Apesar da avultada profusão teórica em torno da gestão do conhecimento, a compreensão de alguns fatores críticos de sucesso ainda não encontrou uma clarificação e sistematização inequívocas. Assim, o objetivo central desta investigação consiste em analisar a relação entre um conjunto de variáveis individuais e organizacionais e a gestão do conhecimento em hospitais públicos portugueses, e em que medida essa relação é mediada pelo modelo de gestão hospitalar. A amostra é constituída por 634 colaboradores de seis unidades hospitalares, enquadradas em dois modelos de gestão: modelo setor público administrativo e modelo entidade pública empresarial. Os resultados indicam distintas variáveis preditoras da gestão do conhecimento e diferentes percentagens de variância explicada em cada modelo de gestão. Em suma, apesar de existir um conjunto de fatores considerados críticos ao sucesso da gestão do conhecimento, maioritariamente transversais à generalidade das instituições, a presença e a força desses fatores é diferente perante cada contexto específico.
DOI: 10.18226/23190639.v4n2.01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.