GERAÇÃO Y: EXPECTATIVAS DE ESTILO DE LIDERANÇA E SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO | GENERATION Y: EXPECTATIONS REGARDING LEADERSHIP STYLE AND JOB SATISFACTION
Palavras-chave:
Geração Y, Liderança, Satisfação no trabalhoResumo
Tem-se discutido muito, no meio acadêmico, acerca das características e particularidades que configuram o perfil daqueles pertencentes à chamada Geração Y. Por outro lado, no meio empresarial, fala-se no desafio constante que é o gerenciamento desse grupo, da busca pelo seu engajamento e comprometimento, em relação à empresa onde atuam. Nesse sentido, esta pesquisa tem o intuito de colaborar com a discussão acerca desses jovens. Buscou-se, neste trabalho, identificar o estilo de liderança esperado por esta geração e os fatores que contribuem com sua satisfação no trabalho. O método de pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, realizada através de coleta de dados com alunos concluintes do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Novo Hamburgo/RS. Para a identificação do perfil de liderança esperado foi utilizado como referência o Questionário LASI, desenvolvido por Hersey e Blanchard (1986). De um total de 112 alunos inquiridos, obteve-se um retorno de 67 questionários válidos. Após a análise dos dados verificou-se que o fator principal para satisfazer os jovens respondentes, pertencentes à geração Y no ambiente de trabalho é a oportunidade de aprendizado e que o estilo de liderança esperado, segundo o Modelo de Hersey e Blanchard, é o E2 (persuadir) e o E3 (compartilhar), ambos voltados para o relacionamento entre os subordinados e seus líderes.
DOI: 10.18226/23190639.v4n1.02
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.