GERAÇÃO Y: EXPECTATIVAS DE ESTILO DE LIDERANÇA E SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO | GENERATION Y: EXPECTATIONS REGARDING LEADERSHIP STYLE AND JOB SATISFACTION
Keywords:
Geração Y, Liderança, Satisfação no trabalhoAbstract
Tem-se discutido muito, no meio acadêmico, acerca das características e particularidades que configuram o perfil daqueles pertencentes à chamada Geração Y. Por outro lado, no meio empresarial, fala-se no desafio constante que é o gerenciamento desse grupo, da busca pelo seu engajamento e comprometimento, em relação à empresa onde atuam. Nesse sentido, esta pesquisa tem o intuito de colaborar com a discussão acerca desses jovens. Buscou-se, neste trabalho, identificar o estilo de liderança esperado por esta geração e os fatores que contribuem com sua satisfação no trabalho. O método de pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, realizada através de coleta de dados com alunos concluintes do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Novo Hamburgo/RS. Para a identificação do perfil de liderança esperado foi utilizado como referência o Questionário LASI, desenvolvido por Hersey e Blanchard (1986). De um total de 112 alunos inquiridos, obteve-se um retorno de 67 questionários válidos. Após a análise dos dados verificou-se que o fator principal para satisfazer os jovens respondentes, pertencentes à geração Y no ambiente de trabalho é a oportunidade de aprendizado e que o estilo de liderança esperado, segundo o Modelo de Hersey e Blanchard, é o E2 (persuadir) e o E3 (compartilhar), ambos voltados para o relacionamento entre os subordinados e seus líderes.
DOI: 10.18226/23190639.v4n1.02
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Revista Brasileira de Gestão e Inovação has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Revista Brasileira de Gestão e Inovação to publish and make its articles available to the whole community.
RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format, linking to RBGI site.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
#RBGI