Organizações Inovadoras Sustentáveis: Competindo em Prol de Maior Competitividade

Autores

  • Augusto César de Jesus Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Glessia Silva Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Inovação. Organizações Inovadoras Sustentáveis.

Resumo

A sustentabilidade e a inovação contribuem para que as empresas estabeleçam avanços em seu desempenho operacional e estratégico, melhorem sua relação com a sociedade e obtenham vantagens competitivas. Integrar em suas práticas as dimensões econômica, ambiental e social é essencial e pode contribuir na geração de benefícios mútuos para a empresa, meio ambiente e sociedade. As organizações inovadoras sustentáveis se destacam pelo desenvolvimento de operações, processos, serviços, produtos e relacionamentos que possibilitem benefícios econômicos sem que as questões ambientais e sociais sejam postas à parte. Diante disso, este artigo tem como objetivo discutir como a sustentabilidade e a inovação contribuem para as organizações e os desafios e oportunidades para as empresas que desenvolvem práticas inovadoras sustentáveis. Os insights gerados por este artigo sugerem que o atual ambiente competitivo exige que as organizações aliem a inovação à sustentabilidade para ir além das expectativas endógenas da empresa, de seus stakeholders e também da sociedade em geral. Ser sustentável significa aproveitar melhor os recursos disponíveis e garantir a própria perenidade dos negócios, de modo que uma organização inovadora sustentável cria soluções que atendam não só às necessidades ambientais e sociais, como a levem a ganhos competitivos e novas oportunidades de negócio.

DOI: 10.18226/23190639.v3n3.02

Biografia do Autor

Augusto César de Jesus Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como bolsista de Graduação Sanduíche no Exterior (CNPq), estudou e desenvolveu pesquisa no departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da University of Toronto por 1 ano e 3 meses. Como bolsista do Santander Universidades, participou do Programa de Intercâmbio Top China e estudou sustentabilidade na Shanghai Jiao Tong University. Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Engenharias (MEC/SESu) por 2 anos e 4 meses e como colaborador do programa de extensão AÇÕES (PROEX/UFAL) por 3 anos, nos quais desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, possui certificação Lean Green Belt pelo Institute of Industrial Engineers (EUA) e é técnico em eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), onde foi bolsista de Iniciação Científica Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) por 2 anos. Tem interesse de pesquisa em: inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, liderança em engenharia.

Glessia Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em processos gerenciais. Tem interesse de pesquisa em: inovação, inovação aberta, micro e pequenas empresas e empreendedorismo. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como professora substituta do Departamento de Administração, nas disciplinas de custos, finanças e produção. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, no curso de Engenharia de Produção. Atua em projetos de pesquisa do Fórum de Inovação da FGV/EAESP.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Santos, A. C. de J., & Silva, G. (2016). Organizações Inovadoras Sustentáveis: Competindo em Prol de Maior Competitividade. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 3(3), 13–26. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3846

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.