A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS

Autores

  • Ciro Eduardo Gusatti Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

Sinalização da Qualidade, Websites, Economia da Informação.

Resumo

A abordagem econômica da informação considera que compradores e vendedores têm acesso a montantes distintos de informações sobre um produto durante uma negociação. Esse cenário assimétrico de informações apresenta uma problemática reconhecida na Teoria da Sinalização da Qualidade como Seleção Adversa. Para evitar esse obstáculo as organizações podem se utilizar de sinais que assegurem a qualidade ao comprador, como o investimento na marca e propaganda, o preço e, a garantia de produtos. O mercado contemporâneo, da Internet e do comércio eletrônico, apresenta novos cenários de interação entre compradores e vendedores e, consequentemente, novos elementos potenciais de sinalização da qualidade. O objetivo deste ensaio teórico foi buscar e ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade através da Internet. São analisados conceitos fundamentais e apresentados estudos recentes sobre o fenômeno da sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades dos websites, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade. Busca-se apresentar uma base conceitual que ofereça valor e possa ser utilizada para fins acadêmicos e gerenciais.

DOI: 10.18226/23190639.v2n3.02

Biografia do Autor

Ciro Eduardo Gusatti, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestre em Administração pelo PPGA/UNISC.

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Administração. Professor do Mestrado em Administração do PPGA/UNISC.

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Publicado

2015-08-24

Como Citar

Gusatti, C. E., & Brambilla, F. R. (2015). A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE ATRAVÉS DE WEBSITES: ANÁLISE CONCEITUAL BASEADA EM MODELOS TEÓRICOS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 2(3), 22–40. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3567

Edição

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