UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES DE INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v12n2.05

Palavras-chave:

Inovação, Gestão da inovação, Capacidades de inovação, Estratégia, Embalagens flexíveis

Resumo

Objetivo: O estudo teve como propósito aprimorar as capacidades de inovação em uma empresa de embalagens flexíveis atuante no mercado B2B – Business-to-Business.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi de natureza qualitativa, com caráter exploratório, e realizada por meio de entrevistas individuais em profundidade, com abordagem semiestruturada, junto a diretores e gestores ligados à inovação na empresa. As informações obtidas permitiram analisar cada uma das capacidades de inovação identificadas na literatura.

Originalidade/Relevância: O estudo contribui ao oferecer uma avaliação prática das capacidades de inovação no setor de embalagens flexíveis B2B, destacando a relevância dessas capacidades para o desempenho organizacional e a competitividade da empresa.

Principais Resultados/Descobertas: As capacidades de inovação foram classificadas por ordem de importância para o desempenho empresarial: capacidade para inovação em transações, desenvolvimento tecnológico, gestão e operações. O estudo identificou oportunidades de desenvolvimento em cada uma dessas capacidades.

Contribuições Teóricas e Práticas: Foram propostos direcionamentos estratégicos para fortalecer as capacidades de inovação da empresa, incluindo: compreensão das capacidades de inovação, melhoria da produtividade, investimento em capacitação, alinhamento da informação, vendas via e-commerce e divulgação dos diferenciais da empresa no mercado.

Biografia do Autor

Roberta Wallauer Gräf, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2022). Atualmente é engenheira de produção - Mega Embalagens. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, além de desempenhar funções de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de produtos e processos. Neste momento, atua na área estratégica, com foco em avaliação de custos e resultados, planejamento estratégico, além ser responsável por Secretariar o Conselho de Administração da empresa.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor e pesquisador na Unisinos ligado aos PPGs em Gestão e Negócios (Mestrado e Doutorado Profissionais) e em Administração (Mestrado e Doutorado Acadêmicos). Coordenador do MBA em Gestão Empresarial. Ex-Membro do Colegiado Pleno do Conselho Universitário e da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Membro do Comitê Interno de Bolsas de Iniciação Tecnológica. Ex-Membro do Comitê Executivo e Membro eleito do Comitê de Ética (2025 a 2028) da ANPAD. Avaliador de PPGs na Quadrienal CAPES (2021-2024). Membro do Comitê de Assessoramento: Economia e Administração da FAPERGS (2025-2026). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2010 a 2027). Avaliador de Agências de Fomento (CAPES, CNPq e FAPERGS). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão do Valor Agregado (GVA), cadastrado no CNPq. FORMAÇÃO: Pós-Doutor em Administração na área de Marketing (UFRGS, 2016). Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade (UFRGS, 2006). Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços (UFRGS, 2000). Especialista em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa (UCS, 1998). Especialista em Administração de Marketing (UCS, 1996). Bacharel em Administração de Empresas (UCS, 1994). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 266 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. 214 artigos completos, 13 resumos expandidos e 17 resumos publicados em congressos. 05 livros organizados e 33 capítulos de livros publicados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 1.002 orientações concluídas, sendo: 02 de Apoio Técnico em nível superior (AP-NS), 25 de Iniciação Científica, 373 de Graduação, 539 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 38 de Mestrado, 09 de Doutorado, 04 de Pós-Doutorado Voluntário e 12 de Estágio Docência. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 530 participações em Bancas: 293 em Graduação, 01 em MBA, 75 em Qualificações de Mestrado, 102 de Mestrado, 27 Qualificações de Doutorado e 32 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associado ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e à ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Ex-Diretor de Conteúdo e Ex-Membro do Comitê de Estudos em Estratégia e Mercado da AANERGS. EDITORIA DE REVISTAS: Ex-Editor Chefe (04/2021 a 04/2022) e Ex-Editor da Área de Administração da BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos (03/2020 a 04/2021). Ex-Editor Chefe (10/2018 a 12/2018) e Ex-Editor Científico (12/2017 a 10/2018) da RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação. AVALIADOR DE PERIÓDICOS E EVENTOS CIENTÍFICOS: Avaliador do Journal of Retailing and Consumer Services, International Journal of Bank Marketing, Journal of Business-to-Business Marketing, Marketing Intelligence and Planning, Foods..., periódicos nacionais e EnANPAD, EMA, CLAV, ENEGEP, SIMPEP, IJCIEOM e ECMS. INTERESSES DE PESQUISA: estratégias de marketing, estratégia e operações em serviços, marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Publicações internacionais no Journal of Retailing and Consumer Services, Journal of Relationship Marketing, International Journal of Bank Marketing, Journal of Food Products Marketing, Benchmarking, Journal of Engineering and Technology Management, International Journal of Productivity and Performance Management, Sustainability, Facilities e Journal of Facilities Management e outros. ATUAÇÃO NO MERCADO: Ex-Diretor Presidente do SAMAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (RS). Membro do Conselho de Administração e Consultor de Empresas nas áreas de estratégia e mercado há mais de 26 anos. PRINCIPAIS PRÊMIOS: Mérito em Administração, Setor de Ensino (2010), concedido pelo CRA RS e Pesquisador Gaúcho (2013), concedido pela FAPERGS. CRA RS: 32.661. Scopus: h = 13. Web of Science: h = 10. Google Scholar: h = 30 e i10 = 104. SPELL: h = 8. ResearchGate: RI Score: 2.860 e h = 21.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Wallauer Gräf, R., & Sperandio Milan, G. (2025). UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES DE INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(2). https://doi.org/10.18226/23190639.v12n2.05

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