MOTIVAÇÕES E DECISÃO PARA COMPRA DEFININDO O PERFIL DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE | MOTIVATIONS AND DECISION FOR BUYING DEFINING THE CUSTOMER PROFILE ON E-COMMERCE
Keywords:
Compras online. E-commerce. Perfil do consumidor online. Tomada de decisão para compra. Motivação para compra.Abstract
Motivadas pelo aumento do consumo online, as plataformas de vendas virtuais ganharam destaque e cada vez mais públicos consumidores em âmbito mundial. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento do consumidor em compras online e o que o influencia nas decisões de consumo, gerando o perfil do cliente no e-commerce. A pesquisa é descritiva de cunho quantitativo, envolvendo uma amostra de 390 respondentes. Os dados foram analisados por meio de análise estatística multivariada, constituída por análise descritiva, cruzamento de dados, análise de correlação e análise de variância. Os achados mais contundentes estão associados às principais motivações, preço, variedade e qualidade de produtos e pouco esforço/conveniência, para realizar compras pela internet. A tomada de decisão para compra pela internet, um dos constructos do modelo da pesquisa, está vinculada ao fato do público consumidor ter recursos de internet, bem como conhecimento e capacidade para usá-la. O perfil obtido é o de um público consumidor jovem que gasta menos de R$ 500,00 em uma compra e que adquire principalmente passagens aéreas, calçados e eletroeletrônicos. A amostra revelou um público bastante ativo nas compras virtuais e que utiliza esse modelo de consumo em função, principalmente, da comodidade e de vantagens financeiras. Esta pesquisa comprovou que o perfil do consumidor só é estruturado ao final do processo de compra e não a priori, como postulado pela maioria dos estudos.
=============================================
DOI: 10.18226/23190639.v9n1.06
Jordana Basso Gasparetto, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: jordanagasparetto@hotmail.com
Margareth Rodrigues de Carvalho Borella*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: mrcborel@ucs.br
Lucas de Carvalho Borella, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: lcborella@ucs.br
Submetido: Outubro 2020
Aceito: Dezembro 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Revista Brasileira de Gestão e Inovação has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Revista Brasileira de Gestão e Inovação to publish and make its articles available to the whole community.
RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format, linking to RBGI site.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
#RBGI