O TEMPO DE EMPRESA E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DO FUNCIONÁRIO EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO | ORGANIZATION TENURE AND EMPLOYEE 'S PERCEPTION ABOUT MARKET ORIENTATION

Authors

  • Richardson Moro Schmittel FUCAPE Business School e FAACZ - Faculdades Integradas de Aracruz
  • Emerson Wagner Mainardes FUCAPE Business School

Keywords:

MARKOR, Orientação para o Mercado, Tempo de Empresa

Abstract

A Orientação para o Mercado é uma característica que pode ser influenciada pela cultura organizacional, e a opinião dos funcionários mostra-se importante para identificar como uma empresa está orientada para o Mercado. Funcionários com mais tempo de empresa podem ter diferentes opiniões em relação aos funcionários com menos tempo na organização. O objetivo dessa pesquisa foi identificar se funcionários com maior tempo de empresa possuem uma percepção diferente dos funcionários com menos tempo de empresa em relação à Orientação para o Mercado da empresa. A pesquisa foi realizada em uma empresa do setor de Tecnologia da Informação, onde identificou-se que os funcionários com mais tempo de empresa tiveram uma opinião mais crítica em relação à Orientação para o Mercado e, como os colaboradores com maior tempo de empresa possuem conhecimentos e habilidades para exercer influência positiva e negativa sobre a opinião dos demais, recomenda-se estudar os fatores que afetam essa percepção.

DOI: 10.18226/23190639.v5n3.02

Published

2018-04-27

How to Cite

Schmittel, R. M., & Mainardes, E. W. (2018). O TEMPO DE EMPRESA E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DO FUNCIONÁRIO EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO | ORGANIZATION TENURE AND EMPLOYEE ’S PERCEPTION ABOUT MARKET ORIENTATION. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 5(3), 24–44. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5184

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