MOTIVOS DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE PRODUTOS ALIMENTARES | REASONS FOR THE ADOPTION OF TECHNOLOGIES BY MICRO AND SMALL FOOD DISTRIBUTION FIRMS

Authors

  • Vasco Eiriz Universidade do Minho
  • Natália Barbosa Universidade do Minho
  • Vítor Ferreira Universidade do Minho

Keywords:

Adoção de Tecnologias, Micro e pequenas empresas, Distribuição, Produtos alimentares, Portugal.

Abstract

Este artigo tem como objetivo identificar os motivos da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas distribuidoras de produtos alimentares em Portugal. Utilizou-se a técnica do inquérito por questionário como método de recolha de dados, sendo a amostra constituída por 92 empresas. As empresas foram inquiridas para o período entre 2010 e 2014. Os resultados sugerem que estas empresas não adotam tecnologias de forma planejada. A adoção de tecnologias acontece em função do crescimento da empresa, do alargamento de produtos e serviços oferecidos, e como resposta à concorrência ou por imposição do Governo ou influência dos clientes. Contudo, para a maioria das tecnologias adotadas não foi possível identificar uma motivação específica.

DOI: 10.18226/23190639.v4n1.04

Published

2016-11-24

How to Cite

Eiriz, V., Barbosa, N., & Ferreira, V. (2016). MOTIVOS DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE PRODUTOS ALIMENTARES | REASONS FOR THE ADOPTION OF TECHNOLOGIES BY MICRO AND SMALL FOOD DISTRIBUTION FIRMS. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 4(1), 52–65. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4156

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.