CASO PARA ENSINO: “TRAÇANDO UMA NOVA HISTÓRIA”
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v11n4.07Keywords:
Imigração, Refugiados, Venezuela, Brasil, Empregabilidade, Mercado de trabalhoAbstract
Objetivo: O caso visa analisar os desafios e oportunidades enfrentados por imigrantes venezuelanos em Caxias do Sul, com foco na trajetória de Leila, ex-professora que busca reinserção no mercado de trabalho formal. O estudo propõe uma reflexão sobre políticas públicas de inclusão e estratégias sustentáveis de integração.
Design/ Método/ Abordagem: Trata-se de um caso de ensino qualitativo, descritivo e exploratório, baseado na análise da experiência real de uma imigrante venezuelana em contexto urbano brasileiro. Utiliza dados institucionais, entrevistas e observações para retratar o cenário de acolhimento e empregabilidade.
Originalidade/ Relevância: O caso é inédito por retratar a experiência de integração migratória em uma cidade média brasileira, com forte presença industrial. Destaca um dilema relevante entre inclusão imediata em empregos de baixa qualificação e o reconhecimento de competências e diplomas estrangeiros.
Principais Resultados/ Descobertas: Identificam-se obstáculos à validação de certificações estrangeiras, impactos na educação infantil dos filhos imigrantes e iniciativas locais de capacitação. O caso expõe a complexidade da governança migratória e a necessidade de políticas públicas de médio e longo prazo.
Contribuições/ Implicações Teóricas/ Metodológicas: Contribui com a literatura sobre migração, integração social, políticas públicas e capital social, apoiando-se em teorias de Bourdieu, Gordon e Geddes. Oferece suporte para análises comparadas de modelos locais de acolhimento e empregabilidade.
Contribuições Sociais/ Gerenciais: Estimula o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e práticas de gestão municipal voltadas à valorização de competências de imigrantes. Aponta caminhos para a criação de programas locais de revalidação de diplomas e inclusão produtiva.
References
Bourdieu, P. (2023). Sociologia geral Vol. 3: As formas do capital - Curso no Collège de France (1983-1984). Vozes.
Geddes, A. (2016). The politics of migration and immigration in Europe (2ª ed.). Sage Publications.
Gordon, M. M. (1964). Assimilation in American life: The role of race, religion, and national origins. Oxford University Press.
Martin, S. (2021). A nation of immigrants (2ª ed.). Cambridge University Press.
Massey, D. S., Arango, J., Hugo, G., Kouaouci, A., Pellegrino, A., & Taylor, J. E. (2005). Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millennium. Oxford University Press.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Revista Brasileira de Gestão e Inovação has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Revista Brasileira de Gestão e Inovação to publish and make its articles available to the whole community.
RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format, linking to RBGI site.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
#RBGI