CASO PARA ENSINO: “TRAÇANDO UMA NOVA HISTÓRIA”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v11n4.07

Keywords:

Imigração, Refugiados, Venezuela, Brasil, Empregabilidade, Mercado de trabalho

Abstract

Objetivo: O caso visa analisar os desafios e oportunidades enfrentados por imigrantes venezuelanos em Caxias do Sul, com foco na trajetória de Leila, ex-professora que busca reinserção no mercado de trabalho formal. O estudo propõe uma reflexão sobre políticas públicas de inclusão e estratégias sustentáveis de integração.

Design/ Método/ Abordagem: Trata-se de um caso de ensino qualitativo, descritivo e exploratório, baseado na análise da experiência real de uma imigrante venezuelana em contexto urbano brasileiro. Utiliza dados institucionais, entrevistas e observações para retratar o cenário de acolhimento e empregabilidade.

Originalidade/ Relevância: O caso é inédito por retratar a experiência de integração migratória em uma cidade média brasileira, com forte presença industrial. Destaca um dilema relevante entre inclusão imediata em empregos de baixa qualificação e o reconhecimento de competências e diplomas estrangeiros.

Principais Resultados/ Descobertas: Identificam-se obstáculos à validação de certificações estrangeiras, impactos na educação infantil dos filhos imigrantes e iniciativas locais de capacitação. O caso expõe a complexidade da governança migratória e a necessidade de políticas públicas de médio e longo prazo.

Contribuições/ Implicações Teóricas/ Metodológicas: Contribui com a literatura sobre migração, integração social, políticas públicas e capital social, apoiando-se em teorias de Bourdieu, Gordon e Geddes. Oferece suporte para análises comparadas de modelos locais de acolhimento e empregabilidade.

Contribuições Sociais/ Gerenciais: Estimula o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e práticas de gestão municipal voltadas à valorização de competências de imigrantes. Aponta caminhos para a criação de programas locais de revalidação de diplomas e inclusão produtiva.

 

References

Bourdieu, P. (2023). Sociologia geral Vol. 3: As formas do capital - Curso no Collège de France (1983-1984). Vozes.

Geddes, A. (2016). The politics of migration and immigration in Europe (2ª ed.). Sage Publications.

Gordon, M. M. (1964). Assimilation in American life: The role of race, religion, and national origins. Oxford University Press.

Martin, S. (2021). A nation of immigrants (2ª ed.). Cambridge University Press.

Massey, D. S., Arango, J., Hugo, G., Kouaouci, A., Pellegrino, A., & Taylor, J. E. (2005). Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millennium. Oxford University Press.

Published

2024-12-31

How to Cite

Macke, J., & Barbosa Maino, D. (2024). CASO PARA ENSINO: “TRAÇANDO UMA NOVA HISTÓRIA”. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 11(4). https://doi.org/10.18226/23190639.v11n4.07

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.