CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E ATITUDE ECOLÓGICA: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DESSES FATORES NA INTENÇÃO DE COMPRA DA GERAÇÃO Z DE ALIMENTOS VEGANOS

Autores

Palavras-chave:

Consciência ecológica., Intenção de compra., Produtos veganos.

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a relação entre a consciência ecológica, a atitude e a intenção de compra de alimentos veganos na geração Z. O estudo adota uma abordagem quantitativo-descritivo, utilizando um survey aplicado a 208 participantes da geração Z, alcançada via WhatsApp e Instagram, com amostragem não probabilística do tipo bola de neve. A análise dos dados foi conduzida por meio dos softwares SPSS, AMOS e Microsoft Excel, permitindo a validação do modelo teórico proposto. Três hipóteses foram testadas e suportadas: H1 – a consciência ecológica influencia positivamente a atitude; H2 – a consciência ecológica influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos; e H3 – a atitude influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos. Os resultados confirmaram que pessoas com atitude e consciência ecológica estão mais dispostas a consumir produtos veganos, com coeficientes de regressão positivos e estatisticamente significativos (p < 0,05). O estudo contribui para a literatura ao demonstrar as inter-relações entre consciência ecológica, atitude e intenção de compra na geração Z. Além disso, a pesquisa reforça a relevância da geração Z no mercado sustentável, pois mesmo consumidores não veganos demostraram interesse em alimentos veganos. No entanto, a pesquisa apresenta limitações, como o uso da amostragem não probabilística, o que restringe a generalização dos resultados.

Biografia do Autor

Andressa Gabriela Alves de Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2024). Atualmente, cursa MBA em Gestão Estratégica e Inovação na Faculdade Líbano.

Cristiane Salomé Ribeiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003. Atua na área de ensino (graduação e pós-graduação), Extensão e Pesquisa. Líder do grupo de pesquisa Marketing e Cultura de Consumo e participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor - GPCC.

Raiany Sena de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Faculdade do Vale do Itapecuru (2017) e MBA em Gestão de projetos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU (2021). Também possui especialização em Gestão Empresarial e Negócios pela Faculdade Estratego (2021), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2022), e Gestão em Educação a Distância pelo Instituto Federal de Rondônia –IFRO (2023). Atualmente é mestranda no programa de Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

Andressa Gabriela Alves de Melo, Cristiane Salomé Ribeiro Costa, & de Oliveira, R. S. (2025). CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E ATITUDE ECOLÓGICA: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DESSES FATORES NA INTENÇÃO DE COMPRA DA GERAÇÃO Z DE ALIMENTOS VEGANOS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13625

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