Determinação do ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra: uma atividade prática potencialmente significativa para o ensino de astronomia
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v3iss1p36Keywords:
ensino de astronomia, aprendizagem significativa, eixo de rotação da TerraAbstract
O presente artigo descreve uma atividade pratica para determinar o ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra como um recurso didático com potencial para promover a aprendizagem significativa em temas relacionados à astronomia e à Terra. São discutidos alguns tópicos de interesse para a realização da atividade como o movimento aparente do Sol, o ângulo de incidência dos raios solares ao longo do ano e as estações do ano. Apresenta-se os procedimentos e materiais utilizados na medição do comprimento da sombra de um gnômon e, com os dados coletados, a determinação do ângulo de inclinação do eixo de rotação. O artigo e finalizado com uma reflexão acerca da implementação desta atividade no contexto do ensino fundamental e médio.
Estimating the angle of inclination of the Earth's rotational axis: a potentially meaningful practical activity for astronomy education
This article describes a practical activity to estimate the angle of inclination of the Earth's rotation axis as a teaching resource with potential to promote the meaningful learning on topics related to astronomy and Earth science. Some topics of interest for carrying out the activity as the apparent movement of the sun, the angle of incidence of sunlight throughout the year and the seasons are discussed. The procedures and materials used in measuring the length of the shadow of a gnomon, the collected data, and the estimating of the angle of inclination of the rotation axis are presented. The article ends with a reflection on the implementation of this activity in elementary and high school level.