Proposta de Ação Interdisciplinar para o Ensino de Trigonometria no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p1Keywords:
Interdisciplinaridade, Trigonometria, UEPS, Aprendizagem SignificativaAbstract
O presente artigo tem como objetivo propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre trigonometria para o nono ano do ensino fundamental relacionando assuntos da atualidade com o cotidiano da sala de aula. Para a realização desta UEPS os alunos serão estimulados ao trabalho em equipe, ao levantamento de dados, a utilização de artefatos tecnológicos e a realização de atividades que envolvem o raciocínio lógico. As disciplinas envolvidas nesta proposta são matemática, biologia, geografia e língua portuguesa que, trabalharão de maneira interdisciplinar e a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Interdisciplinary Action Proposal for Teaching Trigonometry in Elementary Education
The intention of the present proposal is to propose a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) for the teaching and learning of trigonometry in primary education, relating current issues to the daily life of the classroom. For the accomplishment of this PMTU the students will be stimulated to work in teams, to the data collection, the use of technological artifacts and the accomplishment of activities that involve the logical reasoning. The disciplines involved in this proposal are Mathematics, Biology, Geography and Portuguese that will work in an interdisciplinary way and in light of Ausubel's meaningful learning theory.