Uma proposta interdisciplinar para o ensino das fases da Lua e eclipses
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231206Keywords:
Ensino Fundamental, Astronomia, InterdisciplinaridadeAbstract
O firmamento sempre tem estimulado a curiosidade e provocado diversos questionamentos nas pessoas acerca da
origem do Universo e para onde estamos indo nessa nave cósmica. A observação direta dos astros, como a Lua, o Sol, os
planetas e eventuais fenômenos efêmeros ou por meio da visualização de imagens surpreendentes de nebulosas, aglomerados e
galáxias, a descobertas de planetas fora do sistema solar, da busca por vida em planetas semelhantes à Terra, entre outros
assuntos, despertam a atenção e interesse dos educandos pela Astronomia. Diante disso e por ser uma ciência de natureza
interdisciplinar, o ensino de Astronomia possibilita desenvolver ações educativas envolvendo diversas disciplinas do currículo
escolar. Nesta perspectiva, este artigo apresenta uma ação interdisciplinar escolar cujo tema gerador é a compreensão da
formação as fases da Lua e eclipses, envolvendo as disciplinas de Ciências e História, para uma turma do oitavo ano do Ensino
Fundamental. A ação interdisciplinar é implementada por meio de uma unidade didática integrada com cinco encontros nos
quais são propostas atividades articuladas entre as disciplinas, envolvendo vídeos, questionamentos, manipulação de modelos
didáticos, elaboração de argumentos e debates, proporcionado aos educandos o entendimento do tema gerador e, ao mesmo
tempo, percebendo a natureza multidisciplinar da Astronomia. Dessa forma, o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
pode ser uma estratégia pedagógica que proporciona aos educandos a possibilidade de perceberem que os saberes disciplinares
são complementares e necessários para a compreensão da natureza.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rejane Perotoni Armiliato de Campos, Esther Regina Donazzolo, Odilon Giovannini (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.