Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para as Estações do Ano
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37Keywords:
Ensino fundamental, estações do ano, aprendizagem significativaAbstract
O artigo apresenta a avaliação de uma unidade de ensino sobre as estações do ano com potencial para a promoção da aprendizagem significativa em estudantes do Ensino Fundamental. Estudos mostram que a causa das estações do ano é pouco compreendida por estudantes e professores de Educação Básica e concepções alternativas para a explicação desse fenômeno são comuns no ambiente escolar. Diante desse cenário, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sobre as estações do ano, e aplicou-se em turmas do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. As UEPS são sequências didáticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa em que, partindo do conhecimento prévio dos estudantes, atividades são estruturadas em uma sequência lógica a fim de promover a interação dos novos conhecimentos com o que o estudante já sabe facilitando a ocorrência dos processos de diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. Os diferentes instrumentos avaliativos utilizados no decorrer da aplicação da UEPS favoreceram a ocorrência dos processos de diferenciação e reconciliação na medida em que as ações eram realizadas. Portanto, a UEPS contribuiu para a compreensão do mecanismo da causa das estações do ano, fornecendo indícios da ocorrência da aprendizagem significativa nos estudantes.
A Potentially Meaningful Teaching Unit for the Seasons of the Year
The paper presents the evaluation of a teaching unit on the seasons of the year with potential to promote the meaningful learning in middle school students. Researches on astronomy education show that the cause of the seasons is little understood by teachers and students and misconceptions about the explanation of this phenomenon is common in the classroom. Given this scenario, a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) on the seasons of the year was constructed and applied for eighth and ninth grade students of middle school. PMTU are didactic sequences based on Meaningful Learning Theory in which, from the prior knowledge of students, activities are structured in a logical sequence in order to promote the interaction of new knowledge with what the student already knows facilitating the occurrence of processes progressive differentiation and integrative reconciliation. The different evaluation instruments used during the PMTU application indicate the occurrence of differentiation and reconciliation processes while the actions were carried out. Therefore, the PMTU contributed to the understanding of the mechanism of the cause of the seasons, providing evidence of meaningful learning in students.