Matemática crítica e consumo consciente: uma proposta inovadora para a educação financeira na escola
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231208Keywords:
Educação matemática crítica, Educação Financeira, Ensino MédioAbstract
Este artigo aborda uma proposta de atividade de educação financeira, fundamentada na educação matemática crítica (EMC), com o intuito de contribuir não apenas para o ensino de conceitos, como também para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes acerca do consumo consciente. A EMC tem como um de seus objetivos questionar o ensino da matemática que normalmente vale-se de métodos repetitivos de resolução de exercícios, que muitas vezes, pouco agregam na formação crítica e reflexiva dos discentes. A EMC, por sua vez, incentiva alunos e professores a questionarem e praticarem a criticidade nos mais variados temas do cotidiano escolar. Para tanto, primeiramente é necessário entender sobre o desenvolvimento da matemática crítica e suas peculiaridades, bem como o desenvolvimento da matemacia que é quando transportamos a matemática para o cotidiano a fim de aplicá-la de uma forma mais concreta em ocasiões diversas do dia a dia. Para consolidar teoria e prática este artigo apresenta uma situação de aprendizagem que visa desenvolver no aluno, por meio da EMC, a autonomia, a criticidade, o diálogo e a matemacia.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Liliane Eitelven Luvisa, Laurete Zanol Sauer, Elisa Boff (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.