Uma proposta para o ensino da soma dos ângulos internos de um triângulo utilizando o Geogebra

Authors

  • Cristiane Ferrari Rizzi Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8793-5559

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231212

Keywords:

Geometria dinâmica, triângulos, Geogebra

Abstract

Este artigo descreve o planejamento de uma situação de aprendizagem visando promover o ensino de matemática mediado por ferramentas tecnológicas, mais especificamente de geometria dinâmica através do software Geogebra. A proposta didática voltada ao oitavao ano do Ensino Fundamental tem como aporte teórico o construcionismo de Papert e a autonomia preconizada por Freire. Para a aplicação da proposta são previstas 4 horas, divididas em dois encontros, no laboratório de informática da escola. Ao final da aplicação da sequência didática espera-se que o estudante compreenda o teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer bem como seja protagonista do seu processo de aprendizagem, no qual o construcionismo permeia a aplicação do planejamento da aula.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cristiane Ferrari Rizzi, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Laurete Zanol Sauer, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Teacher of the Masters Course in Science and Mathematics teaching at UCS.

Published

01/29/2024

How to Cite

Rizzi, Cristiane Ferrari, and Laurete Zanol Sauer. 2024. “Uma Proposta Para O Ensino Da Soma Dos ângulos Internos De Um triângulo Utilizando O Geogebra”. Scientia Cum Industria 12 (1):e231212. https://doi.org/10.18226/23185279.e231212.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics