Diálogos entre Foucault e a Educação uma revisão de literatura em dissertações e teses em educação (1986-1999)

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RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y SOLER
Fabiano Pradie D Oliveira

Resumo

O presente artigo possui por finalidade elaborar uma revisão de literatura em teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação, cuja perspectiva epistemológica e/ou metodológica se inscreve ou dialoga com o pensamento foucaultiano. Nosso método de trabalho se valeu de uma pesquisa bibliográfica e documental a partir de um levantamento realizado junto ao portal de teses e de dissertações da CAPES no qual foram coletadas dezoito pesquisas analisadas nesse mesmo artigo. Nossos resultados partem de uma descrição sistemática dos trabalhos a partir de uma catalogação dos possíveis diálogos e problematizações elaboradas pelos pesquisadores em torno dos conceitos e projetos pensados pelo intelectual francês. Por conta do período histórico analisado, muitos trabalhos descrevem a problematização dos espaços escolares e não escolares em educação a partir do projeto de uma genealogia do poder, como também da perspectiva de constituição dos dispositivos disciplinares. Os resultados e as discussões apontam não só a relevância dos estudos foucaultianos para educação, como vislumbram a possibilidade de pensarmos a articulação dessas pesquisas como uma possibilidade para pensarmos as possíveis estratégias de resistência frente aos jogos de normalização no campo da educação enfatizando os seus aspectos políticos e históricos. Em um primeiro momento é apresentado ao leitor uma discussão introdutória sobre os sentidos e os significados do diálogo entre Foucault e a educação. O segundo momento é dedicado a contextualização metodológica no qual apresentamos cada etapa do levantamento realizado, a justificativa pela escolha da realização do levantamento junto ao portal de teses e de dissertações da CAPES e os critérios de inclusão e de exclusão. O terceiro momento é dedicado a realização de uma apresentação descritiva das teses e dissertações em diálogo com o pensamento de Michel Foucault. O quarto momento reflete sobre a capilaridade e a transversalidade da educação a partir do olhar de Michel Foucault. Por fim, nossas considerações são dedicadas a explorar os tensionamentos existentes entre Foucault e a educação compreendendo esse saber a partir do conjunto de problematizações históricas e políticas.

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAZ DE VIVAR Y SOLER, R., Eloi , A. B. ., & D Oliveira, F. P. . (2025). Diálogos entre Foucault e a Educação: uma revisão de literatura em dissertações e teses em educação (1986-1999) . CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024020. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/1146
Seção
Artigos
Biografia do Autor

RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y SOLER, FURB

GRADUADO EM PSICOLOGIA PELA UNESC

MESTRE EM PSICOLOGIA PELA UFSC

DOUTOR EM FILOSOFIA PELA UNISINOS

Professor permamente do Mestrado profissional em ensino das ciências naturais e matemáticas. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Professor titular do Departamento de Psicologia da FURB. 

Ana Bárbara , FURB

GRADUANDA EM PSICOLOGIA PELA FURB

Fabiano Pradie D Oliveira, FURB

BACHAREl EM INFORMÁTICA PELA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO PELA FURB 

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