Ensinar pela pesquisa: Porque não?

Authors

  • Elisete Salvador Otobelli UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
  • Graziele Dallacua UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
  • Neiva Zanatta

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p26

Abstract

Este trabalho descreve uma investigação realizada com professores de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul que visou identificar se o método científico está ou não sendo utilizado como estratégia didática, qual a concepção dos professores sobre o valor do método científico e a importância do seu papel na construção do conhecimento. A desatenção e/ou a desmotivação de alguns alunos durante as aulas podem levar o professor a refletir sobre as alternativas para motivá-los e comprometê-los com seu aprendizado. Uma possibilidade é trabalhar a pesquisa científica como meio para que o aluno participe ativamente da sequência didática compartilhando dúvidas e descobertas. As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para que o processo ensino-aprendizagem seja ressignificado com a utilização da pesquisa como princípio pedagógico e o conhecimento científico faça parte do cotidiano escolar. A partir de trabalhos teóricos, ressalta-se a necessidade de o professor refletir sobre sua prática e avançar além da cópia e reprodução, adotando um ensino que privilegie a pesquisa, pressuposto para a emancipação intelectual do indivíduo. Assim, realizou-se uma avaliação diagnóstica com professores, onde os resultados apontam que a maioria dos professores não estudou o método científico na sua graduação, logo não o aplicam em sala de aula, apesar de considerá-lo importante para a aprendizagem. Diante destes resultados, os cursos de formação acadêmica, principalmente em licenciatura, precisam preparar satisfatoriamente o profissional para trabalhar com o método científico em sala de aula. Dessa forma o processo de ensino-aprendizagem não se limitará à cópia e reprodução, mas estará sustentado na formulação de perguntas e na procura por respostas.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p26

Author Biography

Elisete Salvador Otobelli, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Pesquisa com professores de Escola pública sobre uso de pesquisa em sala de aula.

References

Brasil, "Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica”. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2011.

Pedro Demo, “Metodologia da investigação”. Curitiba: lbpcx, 2005.

Jorge Santos Martins, “O trabalho com projetos de pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio”. Campinas: Papirus, 2001.

Fábio Ribeiro Mendes, “Iniciação Científica para jovens pesquisadores.” Autonomia Editora, 2012.

Ministério Da Educação, “Parâmetros Curriculares Nacionais” Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

M.E Santos, & J.F. Praia, “Percurso de mudança na didática das ciências sua fundamentação epistemológica”. En: F. Cachapuz (Ed.) Ensino de Ciências e Formação de Professores. N. 1, Projeto MUTARE. (pp.7-34). Departamento de Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro, 1992

Philippe Perrenoud, “As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação”, Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Published

08/10/2017

How to Cite

Otobelli, E. S., Dallacua, G., & Zanatta, N. (2017). Ensinar pela pesquisa: Porque não?. Scientia Cum Industria, 5(1), 26–30. https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p26

Issue

Section

Science, Education and Engineering