Estudo dos Prismas: compreendendo por meio de modelos matemáticos
Abstract
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de unidade didática aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Tupandi/RS, cujo objetivo foi proporcionar a compreensão das relações matemáticas que estão presentes nos prismas, por meio da modelagem matemática. Os estudantes utilizaram sua criatividade para construir modelos físicos para posteriormente analisarem-nos para definir os modelos teóricos dos respectivos prismas. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, realizando um estudo de caso para verificar as aprendizagens desenvolvidas, para isso foram utilizados os relatos formais dos estudantes, registros fotográficos e a observação em sala de aula. A experiência realizada atingiu o objetivo estabelecido, pois os estudantes apresentaram indícios da compreensão das relações por meio da modelagem matemática, desenvolvendo uma aprendizagem ativa, em que manipularam o modelo construído, analisaram e determinaram as relações matemáticas envolvidas no estudo dos prismas.
References
S. Papert. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Edição revisada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
F. Becker. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. 2. Porto Alegre: Penso, 2015.
V. M. Kenski. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, Matemática e suas tecnologias parte II, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
A. Damásio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
J. I. Pozo and M. A. G. Crespo. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
J. C. Barbosa. Modelagem matemática na sala de aula. Perspectiva, v. 27, 2003, p. 65-74.
T. E. Klüber and D. Burak. Concepções de Modelagem Matemática: Contribuições teóricas. In: Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, 2008. p. 17-34.
D. Burak. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: Encontro paranaense de modelagem em Educação Matemática, 1, 2004, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004.
M. S. Biembengut. Modelagem matemática & implicações no ensino-aprendizagem de matemática. Blumenau: Furb, 1999.
J. C. Barbosa. Modelagem Matemática na sala de aula. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Pernambuco: UFPE, 2004
A. D. Caldeira. Modelagem matemática na formação do professor de matemática: desafios e possibilidades. In: ANPED SUL. Curitiba: UFPR, 2004.
D. Burak. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. (Tese). Campinas: Unicamp, 1992.
S. M. Bortoni-Ricardo. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
M. de C. Borba and J. de L. Araújo (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 5.ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
K. L.V. Brito and J. B. Filho. O Aprendizado da Geometria Contextualizada no Ensino Médio. (Monografia). Goiás: Instituto de Ensino Superior de Goiás, 2006.
V. P. Moretto. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 7.ed. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).