Estudo dos Prismas: compreendendo por meio de modelos matemáticos

Authors

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de unidade didática aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Tupandi/RS, cujo objetivo foi proporcionar a compreensão das relações matemáticas que estão presentes nos prismas, por meio da modelagem matemática. Os estudantes utilizaram sua criatividade para construir modelos físicos para posteriormente analisarem-nos para definir os modelos teóricos dos respectivos prismas. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, realizando um estudo de caso para verificar as aprendizagens desenvolvidas, para isso foram utilizados os relatos formais dos estudantes, registros fotográficos e a observação em sala de aula. A experiência realizada atingiu o objetivo estabelecido, pois os estudantes apresentaram indícios da compreensão das relações por meio da modelagem matemática, desenvolvendo uma aprendizagem ativa, em que manipularam o modelo construído, analisaram e determinaram as relações matemáticas envolvidas no estudo dos prismas.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p151

Author Biography

Cristiana Monique Feltes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Licenciada em matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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Published

2018-01-23

How to Cite

Feltes, C. M., & Scott Puhl, C. (2018). Estudo dos Prismas: compreendendo por meio de modelos matemáticos. Scientia Cum Industria, 5(3), 151–155. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5847

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha