Gráfico da função quadrática: uma proposta de ensino potencialmente significativa

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Abstract

Este artigo apresenta o relato de uma experiência sobre a construção de gráficos da função quadrática, relacionando com situações cotidianas dos estudantes. Inicialmente foi apresentado uma situação problema, presente num livro didático, para instigar os estudantes a perceberem que a parábola está presente no cotidiano dos estudantes, compreendendo e analisando alguns conceitos, como: ponto máximo/ponto mínimo, vértice da parábola, estudo das raízes, concavidade da parábola e simetria das raízes com a coordenada x do vértice. Realizado o estudo sobre esses conceitos, os estudantes construíram gráficos de diferentes funções quadráticas, representando uma situação do cotidiano. Os resultados foram interessantes, pois foi possível avaliar se haviam compreendido os conceitos abordados, a localização de coordenadas no gráfico, além de explorar a criatividade e arte de cada um, estabelecendo uma relação entre o conhecimento abstrato e o mundo real. Desta forma, espera-se que este artigo sirva de apoio a outros educadores que buscam uma estratégia ativa para a aprendizagem da função quadrática.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p202

Author Biography

Cristiana Monique Feltes, Escola Estadual de Ensino Médio Assunção

Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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Published

2017-03-08

How to Cite

Feltes, C. M., & Puhl, C. S. (2017). Gráfico da função quadrática: uma proposta de ensino potencialmente significativa. Scientia Cum Industria, 4(4), 202–206. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4899

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha