Gráfico da função quadrática: uma proposta de ensino potencialmente significativa
Abstract
Este artigo apresenta o relato de uma experiência sobre a construção de gráficos da função quadrática, relacionando com situações cotidianas dos estudantes. Inicialmente foi apresentado uma situação problema, presente num livro didático, para instigar os estudantes a perceberem que a parábola está presente no cotidiano dos estudantes, compreendendo e analisando alguns conceitos, como: ponto máximo/ponto mínimo, vértice da parábola, estudo das raízes, concavidade da parábola e simetria das raízes com a coordenada x do vértice. Realizado o estudo sobre esses conceitos, os estudantes construíram gráficos de diferentes funções quadráticas, representando uma situação do cotidiano. Os resultados foram interessantes, pois foi possível avaliar se haviam compreendido os conceitos abordados, a localização de coordenadas no gráfico, além de explorar a criatividade e arte de cada um, estabelecendo uma relação entre o conhecimento abstrato e o mundo real. Desta forma, espera-se que este artigo sirva de apoio a outros educadores que buscam uma estratégia ativa para a aprendizagem da função quadrática.
References
V. P. Moretto. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas, Lamparina, 7 edition, 2007.
D. P. Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Paralelo, 2003.
M. B. dos Santos. “Por que devo aprender “estas coisas”?,” Revista Mundo Jovem, Porto Alegre, 2004.
Brasil. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. MEC, vol. 2, 2006.
D. P. Ausubel; J. D. Novak and H. Hanesian. Psicologia Educacional, Interamericana, 2 edition, 1980.
M. A. Moreira. O que é afinal aprendizagem significativa? Cuiabá, 2012. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ oqueeafinal.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2015.
J. C. F. dos Santos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor, Mediação, 2008.
L. R. Dante. Matemática: contexto e aplicações. Àtica, vol. 1, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).