Desmatamento no interior de Bom Princípio: a área desmatada na última década

Authors

  • Cassiano Scott Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Tailise Marques Dias

Abstract

O presente trabalho refere-se a um projeto interdisciplinar sobre o desmatamento, um tema adequado à educação, principalmente, por suas implicações no meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. Com os estudantes, pretende-se investigar o seguinte problema: “Na última década, em que proporção o desmatamento atingiu as comunidades dos alunos da EMEF São José?”. Visando realizar um projeto que promova a aprendizagem ativa e significativa, o planejamento das suas etapas segue o modelo de planejamento para a Aprendizagem Significativa de Júlio César Furtado dos Santos, com atividades que envolvem a participação dos estudantes. O conhecimento matemático emergirá por interação no Google Earth, de onde serão retiradas imagens de satélite, de 2006 e de 2016, para a criação de mapas e o cálculo aproximado das áreas desmatadas. Como produto final da pesquisa, os resultados serão disponibilizados num site e numa feira municipal de ciências. Assim, espera-se que esse projeto sirva de motivação para que outros professores o adaptem e planejem atividades que proporcionem uma aprendizagem ativa e significativa aos estudantes.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p181

References

E. Z. Búrigo et al. A matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2012.

A. C. Moreno. “Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática”. G1. Dez/ 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml>. Acesso em: 13 maio 2017.

P. Saldanã. “Desempenho do ensino médio em matemática é o pior desde 2005”. Folha de São Paulo. Set/ 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/09/1811210-desempenho-do-ensino-medio-em-matematica-e-o-pior-desde-2005.shtml>. Acesso em: 12 maio 2017.

N. Arbach. “O ensino de geometria plana: o saber do aluno e o saber escolar”. 2002. 96 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18484>. Acesso em: 26 ago. 2017.

Brasil Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais : ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades@. 2016. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=430235&search=rio-grande-do-sul|bom-principio>. Acesso em: 29 maio 2017.

Brasil. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

N. S. G. Allevato. “Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos”. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2014.

J. L. M. Freitas. “Teoria das Situações Didáticas”. In: S.D.A. Machado and A. Franchi (Org.). Educação Matemática: Uma (nova) introdução. 3 ed. São Paulo: EDUC, 2008. p. 77-111.

L. de La R. Onuchic et al (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

F. Becker. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. 2. Porto Alegre: Penso, 2015.

C. dos S. Vasconcellos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2001.

A. R. Luria. Desenvolvimento cognitivo: Desenvolvimento cognitivo seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.

D. P. Ausubel, J. D. Novak and H. Hanesian. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

D. P. Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

J. C. F. dos Santos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

Downloads

Published

2018-01-23

How to Cite

Scott Puhl, C., & Marques Dias, T. (2018). Desmatamento no interior de Bom Princípio: a área desmatada na última década. Scientia Cum Industria, 5(3), 181–185. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5822

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha