Desmatamento no interior de Bom Princípio: a área desmatada na última década
Abstract
O presente trabalho refere-se a um projeto interdisciplinar sobre o desmatamento, um tema adequado à educação, principalmente, por suas implicações no meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. Com os estudantes, pretende-se investigar o seguinte problema: “Na última década, em que proporção o desmatamento atingiu as comunidades dos alunos da EMEF São José?”. Visando realizar um projeto que promova a aprendizagem ativa e significativa, o planejamento das suas etapas segue o modelo de planejamento para a Aprendizagem Significativa de Júlio César Furtado dos Santos, com atividades que envolvem a participação dos estudantes. O conhecimento matemático emergirá por interação no Google Earth, de onde serão retiradas imagens de satélite, de 2006 e de 2016, para a criação de mapas e o cálculo aproximado das áreas desmatadas. Como produto final da pesquisa, os resultados serão disponibilizados num site e numa feira municipal de ciências. Assim, espera-se que esse projeto sirva de motivação para que outros professores o adaptem e planejem atividades que proporcionem uma aprendizagem ativa e significativa aos estudantes.
References
E. Z. Búrigo et al. A matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2012.
A. C. Moreno. “Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática”. G1. Dez/ 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml>. Acesso em: 13 maio 2017.
P. Saldanã. “Desempenho do ensino médio em matemática é o pior desde 2005”. Folha de São Paulo. Set/ 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/09/1811210-desempenho-do-ensino-medio-em-matematica-e-o-pior-desde-2005.shtml>. Acesso em: 12 maio 2017.
N. Arbach. “O ensino de geometria plana: o saber do aluno e o saber escolar”. 2002. 96 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18484>. Acesso em: 26 ago. 2017.
Brasil Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais : ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades@. 2016. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=430235&search=rio-grande-do-sul|bom-principio>. Acesso em: 29 maio 2017.
Brasil. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.
N. S. G. Allevato. “Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos”. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2014.
J. L. M. Freitas. “Teoria das Situações Didáticas”. In: S.D.A. Machado and A. Franchi (Org.). Educação Matemática: Uma (nova) introdução. 3 ed. São Paulo: EDUC, 2008. p. 77-111.
L. de La R. Onuchic et al (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
F. Becker. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. 2. Porto Alegre: Penso, 2015.
C. dos S. Vasconcellos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2001.
A. R. Luria. Desenvolvimento cognitivo: Desenvolvimento cognitivo seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.
D. P. Ausubel, J. D. Novak and H. Hanesian. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
D. P. Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.
J. C. F. dos Santos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).