Uma estratégia didática contextualizada sobre intervalos reais

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Abstract

O presente trabalho refere-se a uma estratégia didática que relaciona situações do cotidiano com conteúdo matemático, neste caso, especificamente com intervalos reais. Por meio de atividades contextualizadas, buscou-se que os alunos compreendessem e construíssem significados para os conhecimentos matemáticos, tornando-se sujeitos ativos no processo de aprendizagem. A estratégia didática, aqui proposta, foi planejada e aplicada em turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola privada do Rio Grande do Sul. As situações do cotidiano, com as quais se relacionaram conhecimentos matemáticos – sobre intervalos reais –foram as seguintes: intervalos de vida em uma árvore genealógica, intervalos de variação de temperatura no decorrer de uma semana, intervalos de tempo da safra de alimentos cultivados na região e intervalos de temperatura para conservação de alimentos. A partir dessas situações construíram-se conceitos, operações e representações de intervalos reais. Em busca de identificar e apresentar indícios de que a estratégia didática auxiliou na aprendizagem de conceitos sobre intervalos reais utilizou-se, para produzir dados de análise, a observação e um questionário de autoavaliação que foi aplicado aos alunos participantes. Dos comportamentos dos alunos, enquanto realizavam as tarefas de aprendizagem, e das suas respostas na autoavaliação concluiu-se que com a estratégia didática atingiu o objetivo de promover compreensão e significado para os conteúdos, o que se evidenciou nos relatos da maioria dos alunos, de que se envolveram ativamente na execução das atividades propostas, mostrando que realizaram um esforço mental para compreender os conceitos matemáticos. Deste modo, os alunos ressaltaram a importância de se promover atividades que relacionem conceitos matemáticos com situações do dia-a-dia, como uma possibilidade de promover a construção de significados.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p16

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Published

04/22/2019

How to Cite

Feltes Sivert, C. M., & Scott Puhl, C. (2019). Uma estratégia didática contextualizada sobre intervalos reais. Scientia Cum Industria, 7(1), 16–21. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6980

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha