Avaliações Negativas de Hotéis: Uma Análise de Dois Importantes Destinos Turísticos de Lazer do Brasil / Negative Hotel Ratings: An Analysis of of Two of Brazil's Top Tourist Leisure Destinations

Autores

Palavras-chave:

Hotelaria. Hospitality. Qualidade Percebida. Perceived Quality. Avaliações On-line. Online Reviews. Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ. Brasil. Brazil

Resumo

 

RESUMO

As avaliações on-line em sites de reservas de hotéis se tornaram uma importante ferramenta de informação e influência para a escolha do meio de hospedagem, além de uma excelente ferramenta para os gestores. O objetivo geral deste estudo é analisar as avaliações negativas de hospedagens no Booking das duas principais cidades turísticas de lazer no Brasil, Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC) e desta forma compreender critérios importantes para o hóspede na escolha de uma hospedagem de lazer. Fez-se uma análise de conteúdo de 918 avaliações, classificando os comentários “muito ruins” conforme as variáveis: quarto de hóspedes, localização, atendimento, preço, segurança, serviço de alimentação, programa de fidelidade de hóspedes e outros. Resultaram 2.537 unidades de texto, cujo o principal resultado mostra os hóspedes preocupados com o atendimento e com questões que envolvem o apartamento do hotel. Atualmente, as mídias sociais estão se transformando em uma ferramenta importante para o turismo, tanto para a decisão do cliente quanto para as redes hoteleiras explorarem estratégias que potencializam a satisfação de seus clientes.

PALAVRAS-CHAVE

Hotelaria. Qualidade Percebida. Avaliações On-line. Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ. Brasil

 

ABSTRACT

On-line evaluations of hotel reservation sites have become an important information and influence tool for the choice of hosting environment, as well as an excellent tool for managers. The overall objective of this study is to analyze the negative accommodation ratings on the Booking of the two main tourist leisure cities in Brazil, Rio de Janeiro (RJ) and Florianópolis (SC) and thus understand important criteria for the guest when choosing a leisure accommodation. There was a content analysis of 918 ratings, rating the comments "very poor" depending on the variables: guest room, location, service, price, security, food service, guest loyalty program and others. The result was 2,537 units of text, the main result of which were guests concerned about the service and issues surrounding the hotel apartment. Today, social media is becoming an important tool for tourism, both for customer decision and hotel chains to explore strategies that enhance customer satisfaction.

KEYWORDS

Hospitality. Perceived Quality. Online Reviews. Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ. Brazil

 

AUTORIA

Samara Jane Effting Vieira – Bacharel. Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0627505776662533 E-mail: samyeffting@gmail.com A presente pesquisa teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil [CAPES], Código de Financiamento 001.

Jaqueline de Souza Brogni – Bacharel. Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. . Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6269098460800301 E-mail: jaque-souza@hotmail.com.br

Sara Gadotti dos Anjos – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6577619488007785 E-mail: sara@univali.br

Pablo Flôres Limberger – Doutor. Professor na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3893934127523780 E-mail: pablofl@univlai.br

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 15 MAR 19; Avaliado: JUN-AGO. Aceito: 29 SET 19.

 

Biografia do Autor

Samara Jane Effting Vieira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bolsista CAPES da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria. Possui pós-graduação em Marketing Criativo (2018) pela Univali e graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2013) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. 

Jaqueline de Souza Brogni, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bolsista CAPES da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Sara Gadotti dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Mestre em Engenharia de Produção/Inovação Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Graduada em Administração - Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil;

Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutor, mestre e graduado em Turismo e Hotelaria - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2020-05-02

Como Citar

Effting Vieira, S. J., de Souza Brogni, J., Gadotti dos Anjos, S., & Flôres Limberger, P. (2020). Avaliações Negativas de Hotéis: Uma Análise de Dois Importantes Destinos Turísticos de Lazer do Brasil / Negative Hotel Ratings: An Analysis of of Two of Brazil’s Top Tourist Leisure Destinations. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7020