Grandes editoras científicas x acesso aberto
a relação de dominação está mudando?
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip026006Palavras-chave:
Avaliação da pesquisa, Produtividade em pesquisa, Revistas científicas, Acesso abertoResumo
O artigo discute a relação entre as grandes editoras científicas e o movimento de acesso aberto, abordando a importância das publicações científicas para a avaliação da pesquisa, especialmente no contexto das Bolsas de Produtividade do CNPq. É analisada produção científica dos bolsistas PQ na área de Turismo, identificando em quais revistas esses pesquisadores publicam e se as características das revistas influenciam essa produção. O artigo utiliza o conceito de Campo Econômico de Bourdieu para entender a dinâmica das grandes editoras científicas, que dominam o mercado de publicações, e como isso afeta o campo científico, utilizando também bibliografia recente sobre o tema e associando às ações das principais agências de fomento. A pesquisa revela que a maioria dos artigos publicados pelos bolsistas PQ é em revistas de acesso aberto, que não cobram taxas de publicação (APC) e que permitem aos autores manterem os direitos autorais, o que está em consonância as políticas da ciência aberta. A pesquisa é exploratória utilizando os dados fornecidos pelo CNPq e dados da Plataforma Lattes. O estudo sugere a necessidade de repensar as políticas de avaliação e financiamento das publicações científicas, priorizando revistas que promovam o acesso aberto e a democratização do conhecimento.
Referências
Allahar, H. (2021). The Evolution of Academic Journal Publishing. Academia Letters, 2.
Barreto Segundo, J. D. D., Santos, U. D. A., Sá, K. N., & Villalobos, A. P. D. O. (2020). Relações entre acesso aberto, Qualis CAPES e desempenho de citação (índices H, E, AW e HL anual) em periódicos científicos brasileiros de ciência da informação: estudo documental exploratório. Informação & Sociedade: Estudos, 30(1) 1-18.
Bourdieu, Pierre (1983). O campo científico. In ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo, SP: Ática, 122- 155.
Bourdieu, Pierre. (2005), "O campo econômico". Política & Sociedade, 6: 15-58 (tradução de "Le champ économique". Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 119: 48-66, 1997).
Buzin, Estevão & Parreira, Ivonete & Nascimento, Chrisley & Souza, Cássio & Tavares, Giselly. (2023). Faturamento mínimo das editoras proprietárias de revistas do extrato a1 do qualis capes. Enciclopédia biosfera.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2023). Documento técnico do Qualis Periódicos. Brasília, DF.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2019). Relatório Final - Grupo de Trabalho – Qualis Periódicos do Colégio de Humanidades.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2020). Ficha de Avaliação. Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (2023). Plano de Dados Abertos. Novembro de 2023 a outubro de 2025.
Felix, V. L., Lazzarin, F. A., & Autran, M. D. M. M. (2022). Estudo longitudinal sobre o processo de avaliação dos critérios Qualis-Capes periódicos e seus impactos no estabelecimento dos novos parâmetros 2020. Ciência da Informação, 51(1), 19-30.
Hicks, D., Wouters, P., Waltman, L., de Rijcke, S., & Rafols, I. (2015). The Leiden Manifesto for Research Metrics. Nature, 520(7548), 429-431.
Farias, Maria Marony Sousa (2022). Avaliação do efeito da bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq na carreira do pesquisador brasileiro. Dissertação, Mestrado em Políticas Públicas, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasil.
Fontan Kohler, A., & Antonio Digiampietri, L. (2022). Campo de turismo no Brasil (1990-2018): panorama e trajetória das citações no Google Acadêmico, rankings de autores, instituições e países e modelo de impacto estimado. Em Questão, 28(3).
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) (2022). LattesData: repositório de dados de pesquisa busca reunir, armazenar e divulgar os conjuntos de dados científicos de pesquisadores.
Luchilo, L. J. (2019). Revistas científicas: oligopolio y acceso abierto. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, 14(40), 41-79.
Luz, M. T. (2008). Notas sobre a política de produtividade em pesquisa no Brasil: consequências para a vida acadêmica, a ética no trabalho e a saúde dos trabalhadores. Politica & Sociedade, v. (7), 205-228.
Martinovich, V. (2019). Revistas científicas argentinas de acceso abierto y circulación internacional: un análisis desde la teoría de los campos de Pierre Bourdieu. Información, cultura y sociedad, (40), 93-116.
Martone, M. E. (2015). FORCE11: building the future for research communications and e-scholarship. Bioscience, 65(7).
Mattedi, M. A., & Spiess, M. R. (2017). A avaliação da produtividade científica. História, Ciências, Saúde-manguinhos, 24(3), 623–643.
Pereira, V., & Furnival, A. C. (2020). Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ: Modelos de negócio e sua sustentabilidade financeira. Brazilian Journal of Information Science, 14(1), 88-111.
Pinto, A. C., & Andrade, J. B. D. (1999). Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro?. Química nova, 22, 448-453.
Swedberg, R. (2004). Sociologia econômica: hoje e amanhã. Tempo Social, 16, 7-34.
Silva, Claudio & Mueller, Suzana. (2017). Prestígio e produção na ciência brasileira: os bolsistas de produtividade e a produtividade dos bolsistas. Informação & Informação. 22. 340-355.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). (2022). Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta.
Victor, A. D. (2014). Desigualdade e estratificação social: Um estudo de caso sobre o Efeito Mateus a partir da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o campo da Sociologia (2002/2012). Tese, Doutorado em Sociologia, UnB, Brasília.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).