A gastronomia criativa como ferramenta de desenvolvimento turístico:
um estudo de caso sobre a farinha de Bragança - Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170304Palavras-chave:
Farinha de mandioca, Indicação Geográfica, Economia Criativa, Turismo gastronômicoResumo
A farinha de mandioca tem sido fundamental na história do Brasil, destacando-se na mesa dos brasileiros. No Pará, a farinha d'água é um produto essencial, com características únicas obtidas através da submersão da mandioca. A certificação de Indicação Geográfica valoriza produtos como a farinha de Bragança, impulsionando o desenvolvimento econômico regional e preservando a cultura local. Com o turismo gastronômico em alta, a farinha se torna uma atração, promovendo a inovação culinária regional. Este estudo busca analisar como a farinha de Bragança pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento turístico, promovendo a cultura e as tradições locais. Destacando o valor econômico de um prato incluem técnica e saber-fazer, elementos chave da Economia Criativa. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica, observação participante e análise de dados, revelando que eventos promovem a farinha, impulsionando a economia local e valorizando a cultura regional.
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