Marketing Turístico:

um panorama da produção científica

Autores

  • Thayele Oliveira Universidade do Vale do Itajaí
  • Alecxandra Maria Vitorassi Rosa Universidade do Vale do Itajaí
  • Luiz Carlos da Silva Flores Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabricia Durieux Zucco Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170105

Palavras-chave:

Turismo, Marketing, Bibliometria

Resumo

O marketing desempenha um papel estratégico ao promover destinos turísticos, serviços e produtos, enquanto o turismo é impulsionado pelas estratégias de marketing que visam atrair e satisfazer os desejos dos turistas. O objetivo deste estudo é analisar o panorama das produções científicas sobre marketing turístico, para compreender o estado atual do conhecimento e identificar as lacunas e oportunidades para pesquisas futuras, fornecendo uma visão abrangente das pesquisas realizadas nessa área. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa. As análises buscaram identificar as métricas bibliométricas da amostra. Por meio de uma pesquisa bibliométrica foi possível compreender o estado atual do conhecimento e identificar lacunas e oportunidades para pesquisas futuras. Os resultados deste estudo, forneceram uma perspectiva sobre os estudos de marketing turístico, identificando as pesquisas desenvolvidas, os principais autores, principais periódicos e principais países existentes na produção científica da temática e revelando lacunas para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Thayele Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8349556526763810. E-mail: tayholiveira@outlook.com

Alecxandra Maria Vitorassi Rosa, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3109368273467809. E-mail: alemaria.rosa@yahoo.com

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br

Fabricia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5395452278117926. E-mail: fabriciazucco@hotmail.com

Downloads

Publicado

2025-06-06

Como Citar

Oliveira, T., Vitorassi Rosa, A. M., da Silva Flores, L. C., & Durieux Zucco, F. (2025). Marketing Turístico: : um panorama da produção científica. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 17(1), e170105. https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170105