Gamificação e Video-Game Induced Tourism
Diferenciando a Utilização de Conceitos na Atividade Turística
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i4p1031Palavras-chave:
Turismo, Gamificação, Jogos Eletrônicos, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)Resumo
O marketing voltado à atividade turística beneficia-se da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) visando melhorar a experiência oferecida ao turista e aumentar a demanda. Dentre as ferramentas utilizadas, a aplicação da gamificação nas atividades turísticas e a criação de novos destinos turísticos inteligentes recebeu, recentemente, grande atenção tanto do mercado quanto da produção científica. Contudo, faz-se mister demonstrar as diferenças existentes entre a gamificação da atividade turística e o video-game induced tourism, um micro nicho do turismo que se beneficia do avanço da computação gráfica aplicada na transcrição e reconstrução digital de locais em jogos eletrônicos. Para tanto, realizou-se um levantamento teórico acerca da gamificação e seus elementos fundamentais bem como das características do video-game induced tourism, uma nova potencial ferramenta de divulgação de destinos e produtos turísticos. Os resultados mostraram que os institutos possuem diferenças elementares, embora ambos utilizem componentes tanto relacionados às TIC’s quanto a jogos.
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