De que maneira é possível identificar a relação de hospitalidade em espaços de coworking?
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170109Palavras-chave:
Coworking, Hospitalidade, TrabalhoResumo
A maneira como as pessoas e as empresas enxergam o trabalho está modificando a flexibilidade de horários e a de locais, que surgem como uma nova tendência para este novo modelo. O surgimento de espaços de coworking que contemplem esta flexibilização acontece mundialmente. A discussão de hospitalidade em atividades comerciais para estes ambientes surge como uma oportunidade para a (re)construção de interações sociais entre anfitrião-cliente. A pergunta norteadora deste trabalho foi: De que maneira é possível identificar a relação de hospitalidade em espaços de coworking? Esta análise foi realizada através de depoimentos encontrados em uma plataforma digital locadora de espaços de coworking. Para o recorte desta pesquisa, restringiu-se a coleta de dados a estabelecimentos situados na cidade de São Paulo, com comentários numa plataforma. Foi realizada a análise de discurso em 586 comentários de 53 estabelecimentos através do software NVivo. É possível concluir através dos depoimentos analisados a existência da relação de hospitalidade por parte dos clientes a respeito dos espaços que aparecem, especialmente, na interação com os funcionários da recepção ou com o gerente, no reconhecimento referente aos serviços oferecidos, ressaltando a importância de espaço para café para estes usuários e a estrutura fornecida, como cadeiras e mesas.
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