Relação entre assunção de risco, práticas de custos e desempenho:
Um estudo com hotéis brasileiros e venezuelanos
Palavras-chave:
Turismo, Assunção de Riscos, Custos, Desempenho, HotelariaResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre assunção de risco, práticas de custos e desempenho no âmbito hoteleiro. Os dados obtiveram-se junto à hotelaria brasileira e venezuelana por meio de uma survey com questionário de autopreenchimento. Os dados foram analisados empregando a análise fatorial exploratória, análise de correlação e Anova. Os resultados indicam que a assunção de risco e as práticas de custos se associam com o desempenho quando se analisa a amostra total, mas ao trabalhar por país, no caso dos hotéis do Brasil só a assunção de risco possui correlação significativa. Dentre os hotéis brasileiros verifica-se que os que adotam o método de custeio baseado em atividades e formam o preço considerando os valores de mercado são os que adotaram respectivamente maior assunção de risco e tiveram melhor desempenho declarado. Na Venezuela isso se corrobora para os que utilizam o método absorção para custeio e o de custos totais para a precificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).