Big Data para a Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes:
Análise de ferramentas disponíveis no Brasil
Palavras-chave:
Big Data; Destinos Turísticos Inteligentes; Tecnologia da Informação e Comunicação; Monitoramento do Turismo; Observatório de Turismo.Resumo
A evolução das TICs possibilitou o desenvolvimento de técnicas, processos e operações inteligentes. No turismo isso se evidencia no conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem na tecnologia um dos seus fundamentos. Entre os novos recursos tecnológicos aplicados aos DTIs, o Big Data se destaca por analisar dados produzidos com grande volume, variedade e velocidade. A pesquisa identificou 13 ferramentas baseadas em Big Data com utilização potencial para a gestão de DTIs no Brasil. A partir disso, de revisão bibliográfica e da análise documental de seus materiais de divulgação caracterizou seus canais de obtenção de dados, potenciais indicadores gerados e as suas condições de acesso. Como resultado principal apresenta uma sistematização de dados sobre elas que auxilia os gestores de destinos turísticos e os Observatórios de Turismo brasileiros a compreenderem melhor as suas características bem como a sua adequação ao perfil e às necessidades de cada destino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).