O Turismo Induzido por Filmes no Contexto Latino-Americano: Uma Revisão Sistemática de Literatura / Film-Induced Tourism in Latin American Context: A Systematic Literature Review

Autores/as

Palabras clave:

Turismo, Tourism, Film-induced tourism, Turismo induzido por filmes, Cinema, Movie, Imagem, Image, América Latina, Latin America.

Resumen

RESUMO

O turismo induzido por filmes trata do modo como produções audiovisuais influenciam o imaginário social, a ponto de motivar o espectador a visitar os locais retratados na tela. O tema é estudado desde a década de 1990 em países como Espanha, Estados Unidos e Nova Zelândia. Diante disso, a presente pesquisa se debruçou sobre o que vem sendo estudado e publicado sobre o tema em outras partes do mundo, particularmente na América Latina e no Caribe. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre artigos que relacionam <turismo e filmes> no contexto latino-americano. A metodologia foi baseada em revisão sistemática de literatura, de caráter bibliométrico e integrativo. A partir de buscas realizadas no Portal de Periódicos Capes, Redib e Redalyc foram selecionados 28 artigos. Como resultados, constatou-se que o assunto tem sido recorrente na última década, mas os temas ainda são tratados de maneira dispersa e com inúmeras lacunas, não sendo possível identificar autores referência no contexto estudado.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Turismo induzido por filmes; Cinema; Imagem; América Latina.

 

ABSTRACT

Film-induced tourism deals with how audiovisual productions influence social imagery, to the point of motivating the viewer to visit places depicted on the screen. The subject has been studied since the 1990s in countries such as Spain, United States and New Zealand. Given this, the present research focused on what has been studied and published on the subject in other parts of the world, particularly in Latin America and the Caribbean. Thus, objective of this research was to perform a systematic literature review on articles that relate <tourism and movies> in Latin American context. Methodology was based on a systematic literature review of bibliometric and integrative character. From searches performed in the Capes Scientific Journals, Redib and Redalyc Journal Portal, 28 articles were selected. As results, it was found that subject has been recurrent in the last decade, but themes are still dealt with widely and with many gaps, it is not possible to identify reference authors in the studied context.

KEYWORDS

Tourism; Film-induced tourism; Movie; Image; Latin America.

 

AUTORIA

Juliara Lopes da Fonseca – Mestra. Bolsista PBQS-IFNMG, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais - Doutorado. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Pirapora, MG, Brasil. Orcid: Currículo: http://lattes.cnpq.br/1067235326786020 E-mail:juliara.fonseca@ifnmg.edu.br

Christianne Luce Gomes – Doutora. Pesquisadora de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro / Fapemig. Professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0075-289X Currículo: http://lattes.cnpq.br/3397229266029271 E-mail: chris@ufmg.br

 

REFERENCIA

Aertsen, V. U. (2011). El cine como inductor del turismo. La experiencia turística en Vicky, Cristina, Barcelona. Razón y Palavra, 77(2), 1-24. Link

Almeida, L. G. B. (2014). O urbano escrito pelos personagens–viajantes: uma análise do filme Meia-Noite em Paris. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitlidade, 6(3), 374-389. Link

Beeton, S. (2001). Smiling for the camera: the influence of film audiences on a budget tourism destination. Tourism, Culture & Communication, 3(1), 15–25. Link

Brasil. Ministério do Turismo. (2007). Estudo de sinergia e desenvolvimento entre as indústrias do turismo e audiovisual brasileiras. Brasília, DF.  Link

Brasil. Ministério do Turismo. (2008). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília, DF. Link  

Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: the challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4), 316-332. Link

Butler, R. W. (1990). The influence of the media in shaping International tourist patterns. Tourism Recreation Research, 15(2), 46-53. Link

Castillo-Palacio, M., & Castaño-Molina, V. (2015). La promoción turística a través de técnicas tradicionales y nuevas. Una revisión de 2009 a 2014. Estudios y Perspectivas en Turismo, 24(3), 737-757. Link

Chueke, G. V., & Amatucci, M. (2015). O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 10(2), 1-5. Link

Clarke, M. & Horton, R. (2001). Bringing it all together: Lancet-Cochrane collaborate on systematic reviews. The Lancet, 357(2). Link

Codina, A. N. (2011). Las ciudades en el cine de Alfred Hitchcock. Una aproximación a los estudios fílmicos desde el ambito de la geografia. UNED. Espacio, Tiempo y Forma, 6(4-5), 123-139. Link

Connell, J. (2012). Film tourism: evolution, progress and prospects. Tourism Management, 33(5), 1007-1029. Link

Costa, M. A. M. (2016). As possibilidades de implementação do turismo cinematográfico em Belém do Pará. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(1), 67-87. Link

Ferreira, L. R. (2011). Discurso, estereótipo e imaginário: a comunicação e o turismo sexual na convergência das mídias. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 3(3), 324-336. Link

Gastal, S. (2005). Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph.

Gomes, C. L., & Gonçalves, M. M. (2019). ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’: Instigando o olhar por meio do cinema. Pp. 9-25. In: C. L. Gomes et al. (Orgs.). Lazer, Práticas Sociais e Mediação Cultural. Campinas, SP: Autores Associados.

Hack Neto, E., Nicolosi, R. M., Solla, X. M. S., & Gândara, J. M. G. (2011). Jornalismo: leituras, filtros e olhares da oferta da informação: estudo de caso sobre os reflexos da veiculação das matérias do destino turístico Foz do Iguaçu-PR. Tourism & Management Studies, 1, 701-710. Link

Hudson, S., & Ritchie, J. R. B. (2006). Promoting destinations via film tourism: an empirical identification of supporting marketing initiatives. Journal of Travel Research, 44(4), 387-396. Link

Júnior, C. M., Souza, M. T. S., Palmisano, A., Campanário, M. A., & Parisotto, I. R. S. (2014). Análise de viabilidade de utilizar as leis da bibliometria em diferentes bases de pesquisa. Anais... XXXVIII EnANPAD. Rio de Janeiro.  Link

Kim, H. & Richardson, S. (2003). Motion picture impacts on destination images. Annals of Tourism Research, 30(1), 216-237. Link

Kotler, P. & Gertner, D. (2004). O estratégico marketing de lugares. HSM Management, 44, 62-83.

Lacruz, C. (2015). Modernidad y política en el cortometraje documental uruguayo: estratégias cinematográficas de uma escena inaugural. Imagofagia, 12, 1-21. Link

Lopes, R. F., Nogueira, W. S., & Baptista, M. L. C. (2017). Imaginário, cinema e turismo: uma viagem por clichês culturais associados ao Brasil, no filme Rio 2. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 9(3), 377-388. Link

Luna, S. B. & Godoy, K. E. (2012). A estética turística e cinematográfica da favela: suportes de uma autenticidade construída. Caderno Virtual de Turismo, 12(2), 239-252. Link

Macionis, N. (2004). Understanding the film-induced tourist. In: W. Frost, G. Croy, & S. Beeton, (eds). International Tourism and Media Conference Proceedings. pp. 86-97. Melbourne: Tourism Research Unit, Monash University. Link

Mariño, C. N. G. (2017). De la selva al sugar love. Imágenes de Hollywood sobre Brasil: usos locales y relaciones entre cine, diplomacia cultural y turismo en los años treinta. Significação, 44(47), 200-218. Link

Maronna, M. (2012). Las representaciones del Uruguay turístico em 1930. Estudios y Perspectivas em Turismo, 21(3), 568-584. Link

Marroquín-Ciendúa, F., & Alvarez-Ruiz, A. (2019). Los contenidos mediáticos como reflejo de las acciones del ‘marketing’ de ciudad. El caso de Bogotá. Brazilian Journal of Development, 4(7), 8110-8131. Link

Meneguel, C. R. A., Santos, A. M. A., & Lima, B. C. G. (2017). Cineturismo: La percepción de la ciudad de Rio de Janeiro em base al film Rio por parte de los potencialies turistas. Estudios y Perspectivas em Turismo, 26(1), 22-41. Link

Monteros, G. N. E., García, M. O., Nafarrate, J. T., & Solís, E. E. (2012). Imagen turística y medios de comunicación. Estudios y Perspectivas en Turismo, 21, 1409–1432.Link

Monteros, G. N. E., García, M. O., Nafarrate, J. T., & Solís, E. E. (2013). Viajes, actuantes, escenarios e ineracciones: um análisis de la publicidade turística de los destinos, a partir de sus semânticas visuales. Investigaciones Turísticas, 6, 27-46. Link

Moraes, L. A., Cruz, G. P., & Gândara, J. M. G. (2015). Tourism News: reflexões sobre construção da notícia e narrativa televisiva de destinos turísticos. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 7(1), 87-103. Link

Nascimento, F. M. (2009). Cineturismo. São Paulo: Aleph.

Pereira Neto, F. S. & Schmidlin, I. O. M. (2013). Turismo induzido por filmes: a imagem do Nordeste propagada pelo cinema brasileiro no ponto de vista do estudante de cinema no Ceará. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 2(2), 1-31. Link

Pino, M. S. B. & Robayo, C. A. O. (2011). Postales audiovisuales. Exotismo, turismo y Pa´Colombia. Calle 14: Revista de Investigación en el Campo del Arte, 5(7), 78-92. Link

Ronquillo, S. C. S. (2016). La difusión de la campaña ‘All you need is Ecuador’ y su impacto en el turismo receptivo. Revista Empresarial, 10(3), 56-65. Link

Ruiz. R. (2018). Cine, ciudad, turismo. De Playtime a Terramotourism. Collectivus. Revista de Ciencias Sociales, 5(1), 70-91. Link

Savigliano, M. E. (2005). Destino Buenos Aires: tango-turismo sexual cinematográfico. Cadernos Pagu, 25, 327-356. Link

Silva, D. A. S., Machado, N. V., & Perinotto, A. R. C. (2016). Televisão, internet e turismo: estudo de caso do quadro ‘Tô de folga’ do Jornal Hoje na localidade Barra Grande-PI. Turismo: Estudos & Práticas, 5(1), 129-150. Link

Silva, R. S., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2013). Turismo e cinema: uma viagem pelos filmes ‘Diários de motocicleta’ e ‘Sob o sol de Toscana’. Turydes, 6(14). Link

Silva, R. S., Pereira, M. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2011). Turismo e cinema: promoção turística a partir do filme Sete Anos no Tibete. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 3(3), 368-381. Link

Simon, P., Bahl, M., & Dropa, M. M. (2016). Estudo de caso Animeventos: a demanda do Anime Friends. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(2), 239-253. Link

Souza, L. A. O. V. & Silva, M. J. V. (2016). Cabaceiras-PB como destino de turismo cinematográfico: um estudo sobre a interface entre turismo e cinema. Turismo: Estudos & Práticas, 5(2), 186-218. Link

Urry, J. (2001). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel.

Vélez Rivas, M. L. (2017). Trapecio amazónico: turismo e imaginarios sociales sobre un
territorio exotizado. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, 26(2), 113-131. Link

World Travel & Tourism Council - WTTC (2019). Travel & Tourism Economic Impact 2019. Londres. Link.

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 3 FEV 20; Aceito: 22 ABR 20.

 

Biografía del autor/a

Juliara Lopes da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Pirapora, MG. Bolsista PBQS-IFNMG. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1067235326786020. E-mail: juliara.fonseca@ifnmg.edu.br.

Christianne Luce Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro – PPM/Fapemig. Profª Drª do curso de Turismo e Coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3397229266029271. E-mail: chris@ufmg.br.

Publicado

2020-09-15

Cómo citar

Fonseca, J. L. da, & Gomes, C. L. (2020). O Turismo Induzido por Filmes no Contexto Latino-Americano: Uma Revisão Sistemática de Literatura / Film-Induced Tourism in Latin American Context: A Systematic Literature Review. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8121