DISCURSO, ESTEREÓTIPO E IMAGINÁRIO: A COMUNICAÇÃO E O TURISMO SEXUAL NA CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

Autores

  • Liciane Rossetto Centro Universitário Metodista do Sul

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objeto a Comunicação e o Turismo Sexual, com o objetivo de refletir sobre o contexto sociohistórico da circulação de mensagens que evidenciam o Brasil como um destino para o Turismo Sexual, mediante diferentes meios. A questão central é: de que modo as mensagens, que caracterizam o Brasil enquanto um destino para o Turismo Sexual, têm sido evidenciadas pela Comunicação na relação espaço/tempo, através dos diferentes meios. Nosso  referencial teórico parte de uma breve apresentação acerca do Turismo e do Turismo Sexual, para então se referir ao estudo de Santaella (2003), na contextualização dos aspectos históricos do desenvolvimento das mídias à convergência das mídias, referenciando mensagens. Finalizaremos com as categorias barthesianas para análise em Discurso, Estereótipo e Imaginário.

Palavras-chave: Turismo sexual. Convergência. Mídias.

Biografia do Autor

Liciane Rossetto, Centro Universitário Metodista do Sul

LICIANE ROSSETTO[1]

 


[1] Turismóloga e Doutora em Comunicação Social pela PUCRS; docente do Centro Universitário Metodista do IPA.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Rossetto, L. (2011). DISCURSO, ESTEREÓTIPO E IMAGINÁRIO: A COMUNICAÇÃO E O TURISMO SEXUAL NA CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 3(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1198