Hospitalidade: Percepções de Clientes e Comerciantes no Mercado Central de São Luís Do Maranhão [Brasil] / Hospitality: Customers and Merchants Perceptions in São Luís do Maranhão Central Market [Brazil]
Palabras clave:
Hospitalidade. Hospitality. Dimensões da Hospitalidade. Dimensions of Hospitality. Mercado Central. Central Market. São Luís do Maranhão-MA, Brasil. Brazil.Resumen
RESUMO
Neste estudo, buscou-se compreender a percepção dos clientes [visitantes] e comerciantes [anfitriões] a respeito da Hospitalidade no Mercado Central de São Luís do Maranhão [MCSL]. Os objetivos específicos para alcance do geral são: identificar os principais aspectos que revelam a Hospitalidade no MCSL; comparar a visão dos clientes e dos comerciantes do MCSL sobre aspectos da Hospitalidade. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagens qualitativa [entrevistas] e quantitativa [estatística descritiva]. A amostra, não probabilística e por conveniência, abrangeu 40 clientes e 28 comerciantes do MCSL. Os resultados apontam que, sob a ótica dos clientes, as dimensões da Hospitalidade melhor avaliadas foram ‘variedade de produtos’, ‘autenticidade’ e ‘recepção calorosa’. Para os comerciantes, as melhores avaliações se direcionaram às dimensões ‘autenticidade’, ‘variedade de produtos’ e ‘recepção calorosa’. As dimensões ‘acessibilidade’ e ‘conforto’ foram as com pior avaliação, para ambos os grupos investigados. Os clientes costumam associar suas experiências pessoais e memórias de infância ao MCSL, o que lhe confere um espaço importante para suas vidas. A amizade de longa data é também um elemento relevante para as relações de Hospitalidade dentro do mercado
PALAVRAS-CHAVE
Hospitalidade. Dimensões da Hospitalidade. Mercado Central. São Luís do Maranhão-MA, Brasil.
ABSTRACT
This paper aimed to understand the perception of customers [guests] and merchants [hosts] regarding to the Hospitality in the Central Market of São Luís do Maranhão (MCSL). The objectives are: to identify the main aspects that reveal the Hospitality in the MCSL; to compare the MCSL customers and merchants’ opinions about Hospitality. This is an exploratory and descriptive investigation framed by qualitative [interviews] and quantitative [descriptive statistics] approaches. The non-probabilistic and convenience sample was drawn from 40 customers and 28 merchants of MSCL. Findings support that according to the guests' perspective, the most expressive dimensions of Hospitality were ‘variety of products’, ‘authenticity’ and ‘warm reception’. For the hosts, the best evaluations refer to ‘authenticity’, ‘variety of products’ and ‘warm reception’. The dimensions ‘accessibility’ and ‘comfort’ had the lower evaluations from both groups investigated. Customers often associate their personal experiences and childhood memories with the MCSL, which gives it an important space in their lives. Long-standing friendship is also a relevant element for hospitality relationships within the market.
KEYWORDS
Hospitality. Dimensions of Hospitality.; Central Market. São Luís do Maranhão-MA, Brazil.
AUTORIA
Davi Alysson da Cruz Andrade – Mestre. Professor no Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5054299032028793. E-mail: daviandrade.ufma@gmail.com
[1] Carmen Solange Silva Cordeiro – Bacharel em Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3279271434631415. E-mail: solcordeiro144@hotmail.com
David Leonardo Bouças da Silva - Doutor. Professor no Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4840665574013160. E-mail: david.boucas@ufma.br.
REFERÊNCIAS
Ajagunna, I. & Crick, A.P. (2014). Managing interactions in the tourism industry - a strategic tool for success: perspectives on Jamaica tourism industry. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 6(2), 179-190. Link
Andrade, D.A.C., & Polo, E.F. (2018). Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: proposição de um modelo teórico-conceitual. Hospitalidade, 15(2), 17-40. Link
Ariffin, A.A.M. (2013). Generic dimensionality of hospitality in the hotel industry: A host - guest relationship perspective. International Journal of Hospitality Management, 35, 171-179. Link
Ariffin, A.A.M. & Maghzi, A.A. (2012). A preliminary study on customer expectations of hotel hospitality: influences of personal and hotel factors. International Journal of Hospitality Management, 31, 191-198. Link
Baptista, I. (2002) Lugares de Hospitalidade. In: C.M.M. Dias (Org.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. pp. 157-177. São Paulo: Manole.
Brotherton, B. (1999). Towards a definitive view of the nature of hospitality and hospitality management. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 11(4), 165-173. Link
Calabrez, F.A. (2015). Em busca da Hospitalidade nas suas transformações urbanas: o bairro Tatuapé-SP. Dissertação. Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Link
Camargo, L.O.L. (2004) Hospitalidade. São Paulo: Aleph.
Camargo, L.O.L. (2008). A pesquisa em Hospitalidade. Hospitalidade, 5(2), 15-51. Link
Camargo, L.O.L. (2011). O estudo da Hospitalidade. In: A. Montandom (Org.). O livro da Hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. pp. 13-29. São Paulo: Senac SP.
Chen, X. (2018). Multidimensional study of hospitality and the host-guest paradigm in China. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 30(1), 495-513. Link
Cordeiro, C.S.S. (2018). A Hospitalidade no (...). Monografia. Curso de Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA.
Cruz, R.C.A. (2002). Hospitalidade: um tema a ser reestudado e pesquisado. In: Celia M. M. Dias (Org.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. pp. 39-55. São Paulo: Manole.
Dias, C.M.M (2002). O modelo de Hospitalidade do Hotel Paris Ritz: um enfoque especial sobre a qualidade. In: Celia M.M. Dias (Org.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. pp. 97-129. São Paulo: Manole.
D’Onofre, D.G., & Souza, M. (2016). A Hospitalidade comercial e doméstica sob formas híbridas em destinos turísticos rurais em Nova Friburgo-RJ, Brasil. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 14(5), 1175-1185. Link
Filimonau, V., & Brown, L. (2018). ‘Last hospitality’ as an overlooked dimension in contemporary hospitality theory and practice. International Journal of Hospitality Management, 74, 67-74. Link
Gotman, A. (2001). Le sens de l’hospitalité – Essaii sur les fondements sociaux de l’accueil de l’autre. Paris: Puf.
Golubovskaya, M., Robinson, R.N.S., & Solnet, D. (2017). The meaning of hospitality: do employees understand? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(5), 1282-1304. Link
Grinover, L. (2007) A Hospitalidade, a cidade e o turismo. São Paulo: Aleph.
Lashley, C. (2004). Para um entendimento teórico. In.: C. Lashley & A. Morrison. Em busca da Hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, SP: Manole.
Lashley, C., & Morrison, A. (2000). In search of hospitality: theoretical perspectives and debates. Butterworth-Heinemann, Oxford.
Lynch, P., Molz, J.G., McIntosh, A., Lugosi, P. & Lashley, C. (2011). Theorizing hospitality. Hospitality & Society, 1(1), 3-24. Link
Mendes, B., & Fedrizzi, V. (2017). O perfil do turista na cidade de Campos do Jordão (SP), sob a ótica dos lugares de Hospitalidade. Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 133-147. Link
Montandon, A. (2003) Hospitalidade ontem e hoje. In: Ada F. M. Dencker & M. S. Bueno (Orgs.). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Thomson.
Nogueira, J. (2012) Etnografia no Mercado Central. Link
Perazzolo, O. A.; Ferreira, L. T.; Santos, M. M. C. dos & Zerger, E. (2016). Relações de Hospitalidade no entrecruzamento das dimensões ‘sincronia’ e ‘simetria’ no contexto do turismo. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(4), 538-554. Link
Pinto, K. (2017). A Hospitalidade nos restaurantes do Centro Histórico de São Luís do Maranhão: o ponto de vista dos moradores. Monografia. Curso de Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA.
Wolff, C.K. & Wada, E. K. (2018). Hospitalidade em eventos: estudo de casos múltiplos: Escola de Samba Vai-Vai, Campus Party e Fashion Cruise. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 10(3), 578-593. Link
PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 27 DEZ 18; Avaliado: 1º e 2º rodada: JAN 19 – OUT 19; Aceito: 3 MAR 20.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).