Hospitalidade: Percepções de Clientes e Comerciantes no Mercado Central de São Luís Do Maranhão [Brasil] / Hospitality: Customers and Merchants Perceptions in São Luís do Maranhão Central Market [Brazil]
Keywords:
Hospitalidade. Hospitality. Dimensões da Hospitalidade. Dimensions of Hospitality. Mercado Central. Central Market. São Luís do Maranhão-MA, Brasil. Brazil.Abstract
RESUMO
Neste estudo, buscou-se compreender a percepção dos clientes [visitantes] e comerciantes [anfitriões] a respeito da Hospitalidade no Mercado Central de São Luís do Maranhão [MCSL]. Os objetivos específicos para alcance do geral são: identificar os principais aspectos que revelam a Hospitalidade no MCSL; comparar a visão dos clientes e dos comerciantes do MCSL sobre aspectos da Hospitalidade. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagens qualitativa [entrevistas] e quantitativa [estatística descritiva]. A amostra, não probabilística e por conveniência, abrangeu 40 clientes e 28 comerciantes do MCSL. Os resultados apontam que, sob a ótica dos clientes, as dimensões da Hospitalidade melhor avaliadas foram ‘variedade de produtos’, ‘autenticidade’ e ‘recepção calorosa’. Para os comerciantes, as melhores avaliações se direcionaram às dimensões ‘autenticidade’, ‘variedade de produtos’ e ‘recepção calorosa’. As dimensões ‘acessibilidade’ e ‘conforto’ foram as com pior avaliação, para ambos os grupos investigados. Os clientes costumam associar suas experiências pessoais e memórias de infância ao MCSL, o que lhe confere um espaço importante para suas vidas. A amizade de longa data é também um elemento relevante para as relações de Hospitalidade dentro do mercado
PALAVRAS-CHAVE
Hospitalidade. Dimensões da Hospitalidade. Mercado Central. São Luís do Maranhão-MA, Brasil.
ABSTRACT
This paper aimed to understand the perception of customers [guests] and merchants [hosts] regarding to the Hospitality in the Central Market of São Luís do Maranhão (MCSL). The objectives are: to identify the main aspects that reveal the Hospitality in the MCSL; to compare the MCSL customers and merchants’ opinions about Hospitality. This is an exploratory and descriptive investigation framed by qualitative [interviews] and quantitative [descriptive statistics] approaches. The non-probabilistic and convenience sample was drawn from 40 customers and 28 merchants of MSCL. Findings support that according to the guests' perspective, the most expressive dimensions of Hospitality were ‘variety of products’, ‘authenticity’ and ‘warm reception’. For the hosts, the best evaluations refer to ‘authenticity’, ‘variety of products’ and ‘warm reception’. The dimensions ‘accessibility’ and ‘comfort’ had the lower evaluations from both groups investigated. Customers often associate their personal experiences and childhood memories with the MCSL, which gives it an important space in their lives. Long-standing friendship is also a relevant element for hospitality relationships within the market.
KEYWORDS
Hospitality. Dimensions of Hospitality.; Central Market. São Luís do Maranhão-MA, Brazil.
AUTORIA
Davi Alysson da Cruz Andrade – Mestre. Professor no Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5054299032028793. E-mail: daviandrade.ufma@gmail.com
[1] Carmen Solange Silva Cordeiro – Bacharel em Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3279271434631415. E-mail: solcordeiro144@hotmail.com
David Leonardo Bouças da Silva - Doutor. Professor no Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4840665574013160. E-mail: david.boucas@ufma.br.
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 27 DEZ 18; Avaliado: 1º e 2º rodada: JAN 19 – OUT 19; Aceito: 3 MAR 20.
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