O Olhar do Turista sobre os Produtos e Serviços da Cidade de Goiás, Goias / Tourists’ Perspective on Products and Services in the Town of Goiás, Goias

Autores/as

  • Elenice da Costa Pinto Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás
  • Otávia Xavier Barbosa Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás
  • Lorranne Gomes da Silva Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás
  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás, câmpus de Caldas Novas

Palabras clave:

Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality. Serviços. Services. Produtos. Products. Goiás-GO, Brasil. Brazil.

Resumen

RESUMO

O presente texto objetiva analisar, a partir do olhar do turista, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Cidade de Goiás, considerada histórica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2011. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimento metodológico, qualitativo, a aplicação de questionários em eventos que já compõem a agenda festiva da cidade, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Aniversário da Cidade e o Festival de Gastronomia. Os resultados indicaram que a hospitalidade vilaboense é positiva e adequada. Entretanto, há dificuldades para os turistas no que se refere a hospedar-se, realizar pagamento com cartão de crédito e ou débito, além da falta de informações sobre a cidade, disponibilizadas on line, entre outros apontamentos. Compreende, desse modo, que é necessário qualificar a oferta de produtos e serviços da cidade, sobretudo daqueles diretamente relacionados aos turistas.

 PALAVRAS-CHAVETurismo. Hospitalidade. Serviços. Produtos. Goiás-GO, Brasil.

 

ABSTRACT

The article analyzes the quality of products and services offered in the City of Goiás, listed as World Cultural and Historic Patrimony by Unesco in 2011, from the tourist's perspective. To carry out this qualitative research, our methodological procedure relied on the use of a questionnaire in events that compose the town festivity agenda, such as the International Environmental Film and Video Festival, the town anniversary and the Gastronomy Festival. The results indicate that local hospitality was seen to be positive and suitable. However, there are several difficulties for tourists to find available lodging, making payments using credit or debit cards and lack of online information. Thus, it is necessary to improve products and services in town, especially those directly related to tourists. (Tradução: Eduardo Batista da Silva)

 

KEYWORDS

Tourism. Hospitality. Services. Products. Goiás-GO, Brazil

 

AUTORIA

Elenice Da Costa Pinto – Graduada, Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo:  CV: http://lattes.cnpq.br/5077959221076714     E-mail: nice79c2@gmail.com

Otávia Xavier Barbosa Especialista. Professora na Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil Currículo: CV: http://lattes.cnpq.br/7045288283161249 E-mail: otaviabarbosa@gmail.com

Lorranne Gomes da Silva –  Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3130563394184110. E-mail: lorrannegomes@gmail.com

Jean Carlos Vieira Santos – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Mestrado Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, Universidade Estadual de Goiás, Caldas Novas, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7542926208646393 E-mail: svcjean@yahoo.com.br

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido 12 SET 18; Avaliado: SET-OUT; Aceito: 27 FEV 19

 

 

 

Biografía del autor/a

Elenice da Costa Pinto, Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás

Graduada do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Cora Coralina (2015-2017).

Otávia Xavier Barbosa, Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás

Graduada em Gestão de Turismo pela UEG (2011), especialista em Educação Ambiental pela UNICID (2013), técnica em Guia de Turismo Regional pelo SENAC (2010) e Coordenadora do Curso de Turismo 2017-2018.

Lorranne Gomes da Silva, Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás

Doutora em Geografia, professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina; do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade e do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás, câmpus de Caldas Novas

Pós-doutorado em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve/Portugal (2014-2015); Doutor pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2010); Estágio Doutorado PDEE/Capes na Universidade do Algarve / Portugal (2008/2009); Mestre pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2004); Especialista em Geografia pela Faculdade de Educação São Luiz/SP (2001); e Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994). É membro da Associação de Defesa do Patrimônio Cultural e Ambiental do Algarve em Portugal (ALMARGEM). Atualmente, é Professor e pesquisador em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa na Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Caldas Novas. Bolsista de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrP|UEG).

Publicado

2019-07-17

Cómo citar

Pinto, E. da C., Barbosa, O. X., da Silva, L. G., & Santos, J. C. V. (2019). O Olhar do Turista sobre os Produtos e Serviços da Cidade de Goiás, Goias / Tourists’ Perspective on Products and Services in the Town of Goiás, Goias. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 11(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6324