Desafios para a utilização turística de indicações geográficas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170301Palavras-chave:
Turismo, Propriedade Intelectual, Indicações Geográficas, Desenvolvimento TerritorialResumo
Indicações geográficas (IGs) são aplicáveis a bens e serviços que se diferenciam pelo local do qual se originam. Ao carregar o nome geográfico, destacam não apenas o produto, mas também o território como um todo. Nesse sentido, possibilita-se o incremento do turismo a partir de IGs e fortalecimento de IGs a partir do Turismo. Contudo, há desafios para que possa haver maior chance de sucesso. Faz-se necessário uma abordagem crítica e instrumentalização para tomada de decisão de gestores públicos e privados. Objetivou-se, então, debater os desafios para a utilização turística de indicações geográficas no Brasil. Para esse fim, foram realizados: revisão sistemática e pesquisa de campo com observações diretas e entrevistas informais em regiões detentoras de IGs de queijos (05) e vinhos (09). Existem produtos turísticos formatado para valorizar IGs e diferenciar a experiência por meio desse signo, mas há também falhas e equívocos com relação ao signo. Os desafios para implementação de projetos de turismo de IGs envolvem múltiplos interesses, entre os quais o Poder Público; a Cadeia Produtiva; e o Trade Turístico.
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