Conectando ESG e Marca Territorial:

Uma Abordagem Estratégica para os Destinos Turísticos

Autores/as

Palabras clave:

ESG, Turismo, Marca Territorial, Sustentabilidade, Destinos Turísticos

Resumen

O cenário global tem sido influenciado por crescente demanda por práticas sustentáveis e sociais, transpondo o ambiente corporativo. O objetivo desta pesquisa é o de explorar se as práticas de ESG são também discutidas em destinos turísticos com marca territorial. O método utilizado é o da revisão de literatura, associada a ensaio teórico, com duas análises: de conteúdo e narrativa. Os resultados demonstram que a aplicabilidade das práticas ESG pode influenciar a percepção que sobre a marca territorial de destinos turísticos em contextos diversos: geográfico, econômico ou cultural. A conclusão é que os princípios ESG podem estar alinhados às políticas públicas locais, promovendo ações mais responsáveis e sociais que irão refletir na imagem sustentável dos destinos turísticos e, consequentemente, na marca territorial.

Biografía del autor/a

Giovana Goretti Feijó Almeida, Polytechnic University of Leiria - Projeto FAST-Agenda ATT-PRR

Doutora. Polytechnic University of Leiria - Projeto FAST-Agenda ATT-PRR, Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-0956-1341. E-mail: goretti.giovana@gmail.com

Paulo Almeida, CiTUR - Polytechnic University of Leiria

Doutor. Polytechnic University of Leiria - Projeto FAST-Agenda ATT-PRR, Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-4797-2128  E-mail: palmeida@ipleiria.pt

José M. Pereira, CiTUR - Polytechnic University of Leiria, Portugal

Mestre. Polytechnic University of Leiria - Projeto FAST-Agenda ATT-PRR, Leiria, Portugal. https://orcid.org/0009-0006-3556-9741  E-mail: jose.m.pereira@ipleiria.pt

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Publicado

2024-12-03

Cómo citar

Almeida, G. G. F., Almeida, P., & Pereira, J. M. (2024). Conectando ESG e Marca Territorial:: Uma Abordagem Estratégica para os Destinos Turísticos. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(4). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/13202

Número

Sección

Gestão em Empreendimentos Turísticos com ênfase nos eixos ESG (Ambiental, Social e Governança)